- Ano: 2012
-
Fotografias:Eric Staudenmaier
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era criar um edifício sede de uma empresa de tecnologia limpa de capital de risco em Menlo Park, Califórnia. Graças ao terreno estar numa área de alto valor imobiliário nos Estados Unidos, otimizar o uso do solo era algo essencial. O programa inclui 1161 m² de área destinado à espaços de escritórios em dois pavimentos; estes estão por sobre um pavimento de estacionamento com capacidade para cinquenta veículos. Uma permissão de uso condicional foi solicitada para esta área construída. Normas rigorosas e limites de altura significaram trabalhar dentro de um zoneamento restrito.
Através da criação de um edifício próprio, a empresa teve a oportunidade de expressar sua cultura e seus valores através do projeto. Jardins, transparências e acabamentos em madeira criam um ambiente de trabalho intimista e acolhedor, confortável para seus funcionários. Cores fortes e vibrantes expressam a reputação da empresa em se arriscar em investir em tecnologias limpas disruptivas. Acabamentos em madeira de alto padrão com aparência de escovados criam um sentimento acolhedor, elegante e discreto, em conformidade com a análise sofisticada da empresa de mercados emergentes.
O projeto cria jardins na maioria dos espaços abertos disponíveis. Fachadas e coberturas verdes são utilizadas para criar um ambiente ajardinado que os interiores transparentes podem desfrutar, mantendo a privacidade em relação aos imóveis vizinhos.
Os jardins são projetados para envolver o edifício e assim criar vistas íntimas ajardinadas dos espaços internos. O jardim por sobre o estacionamento possui exuberante vegetação, mesclada com bancos e pergolados. O jardim do segundo pavimento e em sua cobertura possuem um sistema de pré-plantio em pequenas bandejas. O terraço verde do segundo pavimento, visto através de um grande painel de vidro do piso ao teto, é detalhado para uma conexão imediata e íntima com os jardins.
Os jardins da cobertura são um recurso visual ativo para os vizinhos, cuja proximidade foi uma das condicionantes do projeto. As proporções generosas dos espaços verdes tiveram papel fundamental no incentivo dos vizinhos em relação à sua aprovação do projeto.
Como está situado num terreno estreito cercado por vizinhos residenciais, outro objetivo do projeto era minimizar a perturbação durante a construção. Por esta razão, e porque o terreno tinha pouco espaço para os materiais de construção e demais infraestruturas da obra, o edifício é feito de componentes pré-fabricados, incluindo módulos de aço estrutural empilhados por guindaste no estacionamento, feito em concreto.
Sendo este um edifício pré-fabricado e leve, com uma necessidade especial para flexibilidade dos espaços internos, isto significava que as extensas coberturas ajardinadas teriam que ser particularmente leves para manter uma transparência relativa nos interiores, sem a necessidade de paredes expessas. Um sistema de cobertura verde em bandejas com um solo de composição leve reduz a carga sobre a estrutura do edifício, sem impedir assim, as vistas para o jardim e também a flexibilidade dos interiores.
Como edifício sede de uma empresa que lida com negócios de risco, o edifício necessita abrigar temporariamente em suas dependências jovens empresas, como uma incubadora. Como esses start-ups podem evoluir (ou mesmo falir) rapidamente, os interiores precisam se adaptar às constantes mudanças. O edifício pode ser reconfigurado através de um sistema modular de divisórias internas desmontáveis e outras divisórias em vidro. Os serviços do edifício para cada espaço modular são programados separadamente e controlados por dispositivos portáteis e sem fio.