A Bortolini Móveis investiu na ampliação da sua capacidade produtiva com a construção de uma nova fábrica, na cidade de Garibaldi. O projeto apostou em diversas volumetrias e no contraste do concreto aparente moldado in loco com materiais como pedra e madeira.
O projeto de 18 mil m² de área construída possui espaço administrativo, de vendas, showroom, de produção e de lazer. Para privilegiar a integração e a flexibilidade dos ambientes da área administrativa, adotou-se um partido em três volumes com características funcionais distintas: uma barra de atendimento ao público com recepção, showroom e auditório, além de um volume para uso de funcionários. Sobre essas duas alas se apóia um terceiro corpo para abrigar as áreas administrativas que se ligam ao interior do pavilhão por um mezanino. Juntas, essas áreas somam 1.800 m².
O pavilhão de produção ocupa a maior área do terreno, com 16 mil m². Projetada em estrutura metálica pré-moldada, essa ala foi implantada numa plataforma plana que permite o acesso de carga e descarga, bem como circulação de manutenção em todo seu perímetro. Na cota mais baixa do terreno, foram implantadas quadras de esporte e salão de festas.
Não só a preocupação estética direcionou a concepção do projeto. Elementos sustentáveis foram implantados, como iluminação e ventilação naturais na área administrativa e no pavilhão industrial, células fotovoltaicas para iluminação externa, cobertura vegetal para proporcionar melhor conforto térmico aos ambientes e utilização de água pluvial para irrigação das áreas verde.