-
Fotografias:André J. Fanthome & Rajen Nandwana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no coração da cidade fortificada de Jodhpur, Rajastão, RAAS é uma propriedade de 1,5 hectares localizada exclusivamente na base do Forte Mehrangarh. O programa era criar um hotel boutique de luxo com 39 quartos no contexto da cidade antiga de Jodhpur. Isso foi traduzido em um projeto que relaciona o antigo e o novo. O luxo encontra-se na autenticidade, tanto em termos materiais e mão-de-obra, quanto em proporcionar aos visitantes uma experiência tátil e sensitiva dentro do contexto histórico da antiga cidade de Jodhpur sem imitar a pré-existência. A propriedade foi herdada com três belas estruturas de época (séculos XVII e XVIII) que foram cuidadosamente restauradas por artesãos tradicionais utilizando materiais originais, tais como argamassa de cal e arenito de Jodhpur.
Foram criados 36 quartos distribuídos em 3 edifícios contemporâneos, (usando os mesmos materiais e técnicas que os edifícios tradicionais) inseridos no local de forma que eles enquadrassem a relação visual e espacial entre os prédios antigos e o Forte, criando um diálogo entre o antigo e o novo.
Inspirados pelas envelhecidas estruturas de pele dupla da região, (as tradicionais formas de treliça de pedra Jharokha da arquitetura do Rajastão - que executam múltiplas funções de refrigeração passiva e oferece privacidade para o usuário) estes edifícios funcionam como lanternas de enquadramento para o local. A sensação de drama proporcionada pelo uso da pedra Jaali (gelosia) é intensificada pelo fato desses painéis poderem ser abertos por cada usuário revelando vistas panorâmicas ininterruptas sobre o forte, ou então podem ser fechados para manter a privacidade e afastar o rigoroso sol de Jodhpur.
Feito por mais de uma centena de mestres de obras e artesãos regionais, o desenvolvimento - construção e interiores - foi concebido e executado utilizando os fundamentos da arquitetura sustentável. 70% dos materiais e mão-de-obra utilizados foram adquiridos localmente, a maioria dentro de um raio de 30 km. Cada elemento é trabalhado com foco na simplicidade e função - a beleza está na habilidade e no cuidado do artesão para a criação da peça. Os materiais incluem pedra cortada à mão, cimento terrazzo pigmentado moldado in loco nos pisos, paredes e como mobiliário. Os móveis produzidos localmente e os armários são feitos com sheesham (uma madeira indiana local).
O grande pátio central abriga os três edifícios históricos restaurados. Esses se tornam nós, espaços compartilhados, como salas de jantar, um spa, espaços de descanso, para serem apreciados pelos hóspedes. Também abrigam 3 suítes patrimoniais. Todos os serviços foram planejados através de métodos e tecnologias verdes. Todo o escoamento de águas pluviais dos edifícios e do restante do local é recolhido por poços integrantes da paisagem.
100% das águas residuais geradas são reutilizadas no local através de uma estação de tratamento de esgoto. O fato de Jodhpur ser uma das cidades mais ensolaradas da Índia foi aproveitado e toda a água quente nos quartos é aquecida pela energia solar. O sistema de ar condicionado tem base no Volume Refrigerante Variável, que está entre as tecnologias mais verdes disponíveis atualmente para ar condicionados e tem uma classificação Platinum LEEDS.