- Área: 70 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Alessandro Gruetzmacher
Descrição enviada pela equipe de projeto. O elemento inicial para se trabalhar era a guirlanda de luzes. Ela empresta o nome ao bar, que já tinha sido escolhido antes de começarmos a projetar. Sabíamos que o teto do bar seria rebaixado virtualmente por uma série de cordões iluminados distribuídos a partir de um aro metálico suspenso. A partir disso, decidimos definir o espaço do salão com um elemento único, minimalista, em contraponto ao aspecto carregado das referências mais tradicionais trazidas pelos clientes.
Buscamos com isso um equilíbrio visual. Para tanto, elaboramos um elemento vermelho em dry-wall que se dobra por todo o salão (ver croqui conceitual), definindo seus limites e transformando-se em mesas, balcão do DJ, balcão do bar, palco e nichos. Esse elemento dá unidade ao espaço, melhora a acústica e faz referência às cortinas de veludo vermelho dos teatros.
Em resumo, o conceito do bar é como um cenário, feito aqui por uma dobradura vermelha e uma guirlanda de luzes que definem paredes e teto. A partir disso, o espaço está criado. Com esse gesto o bar pode existir em qualquer lugar, seja no endereço onde está, seja num palco ou até ao ar livre. Tanto que as paredes e teto reais ficam mais atrás, com cores escuras para não roubarem a cena.