-
Arquitetos: 0E1 Arquitetos; Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Gabriel Giambastiani, Marina Kepler, Mario Guidoux, Pablo Resende, Mathias Sant’Anna
- Área: 140 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolver um projeto de interiorismo é trabalhar no mais restritivo dos terrenos.
Para o projeto da Dental América, uma importadora de produtos para dentistas, optou-se por dividir esse terreno em dois estratos programáticos: junto às janelas uma grande área dinâmica de trabalho subdividida por lâminas de cristal e, adjacente à empena cega de divisa, as funções mais estáticas e particionadas.
As funções são então agrupadas e ordenadas de modo a criar uma transição entre as zonas sociais, dedicadas a receber clientes; e restritas, para as funções administrativas e de serviço desde o acesso e sala de reuniões, até o outro extremo, onde está locada a copa, de uso exclusivo dos funcionários. Essa transição é reforçada visualmente através de um grafismo, derivado da identidade visual do cliente, que varia em um gradiente contínuo de opacidade.
A obra utiliza matérias assépticos e claros, evitando ao máximo a presença de detalhes desnecessários, primando pelas superfícies lisas e imaculadas. O branco etéreo do piso se reflete no forro, contrastando com as superfícies verticais mais escuras que separam estes dois elementos. Na sala de reuniões, esta simetria horizontal é reforçada pela utilização de uma cortina escura que ocupa todo o perímetro da sala, conformando um anteparo no acesso do lavabo.
Ao trabalhar em um terreno tão restrito, as soluções precisam ser resultado de uma reflexão intensa sobre o que realmente é necessário. Na Dental América, tudo o que não era necessário foi eliminado, restando a essência da Arquitetura.