-
Arquitetos: Mark Frazerhurst Architect
- Área: 215 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Sam Hartnett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa nova residência unifamiliar em Motuoapa, cinco minutos de distância ao leste de Turangi, possui localização com uma vista da orla sul do Lago Taupo, na Nova Zelândia.
A casa foi projetada em torno do conceito de uma entrada principal a partir de um pátio fechado orientado para as vistas do lago. A entrada recebe, atrai os visitantes para o interior e os abriga. A casa dá as costas à um certo grau no resto da subdivisão interna com um núcleo longitudinal oriental forte, e ao invés disso, foca então nos espaços com vista para o lago e para o oeste.
Sobrepondo planos de vários materiais táteis diferentes, painéis de madeira ripados para filtrarem a luz do sol, e uma paleta de materiais que envelhecerão naturalmente com o tempo: todos agem para complementar o ambiente natural e responder ao contexto local. Cores e texturas foram cuidadosamente selecionados de acordo com o ambiente natural do entorno, para que a casa orgulhosamente coexista modesta e discretamente na vizinhança. A casa foi construída com um orçamento bastante apertado, mas dá prioridade a certas áreas e características para dar a aparência de uma casa que apareça e funcione mais que a soma de suas partes.
As áreas de estar e os três dormitórios estão contidos no pavimento superior, com conexões para um grande deck externo orientado a noroeste para possibilitar zonas de convívio externo. No pavimento térreo estão a garagem, as áreas de serviços, a sauna e a sala de spa, além de um grande espaço recreativo multifuncional com conexão para outro deck externo. Os materiais exteriores são repetidos internamente de diferentes maneiras, trazendo o exterior para o interior, e grandes áreas envidraçadas reforçam as conexões específicas com o terreno, e seu contexto mais amplo.