-
Arquitetos: Dorrington Architects & Associates
- Área: 277 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Emma-Jane Hetherington
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de praia possui um aspecto geral de simplicidade. Materiais modestos usados de maneiras simples manipulam lugar, espaço e luz com irreverência e inovação. A surpreendente concepção da circulação ao longo do perímetro parece ser o gesto principal da solução arquitetônica (comentário do júri).
Localizada em uma vizinhança litorânea no extremo norte, o lote é praticamente plano e muito próximo do mar. Devido à sua condição suburbana foi extremamente importante preservar a privacidade ao máximo, sem comprometer as vistas e a iluminação. A planta se abre para o norte e o oeste, capturando e maximizando suas melhores características.
A casa (277 m² mais pátios) consiste de quatro elementos - um bloco de dormitórios, uma área comum, garagem e a circulação que os conecta.
O bloco de dormitório contém um quarto com beliches, um quarto multifuncional e um banheiro no subsolo. As paredes de bloco de concreto e o piso do mesmo material fazem referência aos alojamentos de acampamento. Duas suítes ocupam o pavimento intermediário e acima delas existe uma sala de jogos.
A área comum independente fica mais a norte e faz referência ao acampamento que existiu no local durante muitos anos. Duas faces do pavilhão abrem-se completamente evocando uma casualidade associada à tradição local de contato com a natureza, contanto ainda com outras aberturas para abrir ainda mais o espaço.
A garagem é um volume semienterrado que contrasta com a luminosidade dos demais espaços. Afundada na mesma medida que a área comum se eleva do solo, a garagem e o porão ligam-se ao restante da casa por uma circulação revestida de policarbonato, concebida como um espaço exterior que conecta os diversos elementos da casa.
O paisagismo é minimalista e integrado à casa, com muros de gabião separando a casa do entorno e contendo os jardins elevados e rebaixados e o gramado inclinado que parte da área comum.
O programa incluía criar uma ampla casa de veraneio com flexibilidade para receber estadias longas ou breves. O arquiteto criou espaço para mais de oito pessoas, sem contar as suítes, dois pátios e diversos espaços de estar que podem ser usados para receber mais hóspedes.
A paleta de materiais reflete o orçamento modesto e conversa com a referência de acampamento. Painéis de isolamento térmico foram usados nas coberturas inclinadas. Blocos de concreto e fibrocimento, painéis de policarbonato e compensado, móveis de madeira e pisos de concreto polido conformam uma materialidade rústica. Em termos práticos, estes materiais resistentes garantem fácil manutenção, perfeita para uma casa que também será alugada para estadia.