- Ano: 2011
-
Fotografias:Damião Santos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação e posto de comando funciona como um edifício técnico de apoio à fazenda eólica situada na Serra do Alvão, Portugal. Cercado por uma paisagem única, com belíssimas vistas para o vale, o lugar é conhecido por ser isolado e apresentar um clima bastante hostil, exposto a fortes ventos e temperaturas extremas.
As condições topográficas do lugar determinaram a implantação e morfologia do edifício, um compromisso entre sua imagem tradicional e um modelo arquitetônico mais contemporâneo, buscando uma melhor intervenção na paisagem.
Uma solução forte e atemporal era necessária, capaz de resistir ao vandalismo, garantindo a proteção dos equipamentos elétricos protegidos em seu interior.
O emprego de processos construtivos e materiais elementares é bastante importante para o projeto, eles asseguram que o envelhecimento do edifício ocorra em simbiose entre o natural e o artificial. Esta dicotomia estabelece uma relação de oposição entre o interior puramente tecnológico e funcional e o exterior construído com materiais tradicionais como madeira e pedra. Assim, sugerimos um edifício monolítico, feito com granito local, com poucas aberturas, remetendo ás antigas casas usadas pelos pastores. Uma rememoração da morfologia genuína do lugar.