- Área: 36 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias: Shinji Otani
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bureau SLA and Overtreders W acaba de completar o Noorderparkbar: a primeira construção feita 100% de materiais reutilizados nos Países Baixos. Todos os materiais utilizados para construir este pequeno café foram comprados de segunda mão no marktplaats.nl, um site que usa a mesma lógica do eBay, de cerca de cem indivíduos e pequenos comerciantes. No entanto, o pavilhão parece novo.
Os arquitetos e designers da Bureau SLA and Overtreders W não só projetaram o café: eles também atuaram como iniciadores, captadores de recursos, comerciantes e construtores do projeto. Foi apenas por questões desta abordagem bottom-up que o projeto foi finalmente realizado, apesar da crise financeira que colocou um freio na indústria da construção holandesa.
O processo de criação foi um tanto incomum. Encontrar dinheiro para o projeto através de um site de financiamento colaborativo e a compra de materiais de segunda mão, fez com que o projeto e a construção ocorressem simultaneamente. Era impossível fazer um projeto executivo, pois o que estava em oferta no marktplaats.nl sofria mudanças continuamente. Apenas depois de ter comprado um determinado item, poderia ter certeza de que era útil e então ele deveria ser usado.
O café consiste em três unidades unidades originalmente destinadas a um hospital temporário. Uma unidade recebeu novas fachadas e janelas feitas de uma cobertura com claraboias. Esta unidade contém o café e dois banheiros. As outras unidades, empilhadas, criam um terraço. Todo o pavilhão pode ser fechado à noite com grandes venezianas de madeira, evitando que seja vandalizado. Estas persianas foram carbonizadas, uma técnica milenar japonesa chamada shou sugi, que torna a madeira mais durável.
A primeira compra no Marktplaats foi um caminhão usado, para que todos os materiais comprados fossem recolhidos em todo o território. Depois disso, as unidades hospitalares, 42 janelas, alguns milhares de metros de lenha, 55 litros de tinta, 2 banheiros, lotes de revestimentos cerâmicos brancos e verdes e muitos outros materiais puderam chegar, sendo a maioria deles sobras de reformas caseiras. Por exemplo, as paredes internas foram feitas em madeira que foi usada para a construção de uma caixa para transportar uma máquina de leite da China para os Países Baixos e as da persiana foram compradas de uma fábrica de fôrmas falida.
Agora que o café está acabado, é um espaço de encontro para os moradores do bairro. No entanto, durante o processo de construção houveram reuniões com os fornecedores dos materiais. As questões dos materiais e suas origens estão no site hetkomtaltijdgoed (apenas em holandês).
Agora que o café está acabado, é um espaço de encontro para os moradores do bairro. No entanto, durante o processo de construção houveram reuniões com os fornecedores dos materiais. As questões dos materiais e suas origens estão no site hetkomtaltijdgoed (apenas em holandês).