-
Arquitetos: dwpIsuters
- Área: 109 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Quantum Timber Finishes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Indígena e de Meditação (M&ICC) na Faculdade de Bentleigh foi concebido para educar os alunos sobre a importância do projeto sustentável. Situado na escola Moorooboon, em uma paisagem de zonas úmidas e florestas, a construção funciona como uma peça de mobiliário - onde é possível sentar-se sobre e ao redor. Os estudantes envolvem-se com o entorno natural em um currículo focado no meio ambiente, cultura indígena e meditação plena .
Construído inteiramente de madeira, o centro incorpora o aquecimento passivo e um projeto para refrigeração. Buscando a neutralidade de carbono, contém uma turbina eólica para fornecer energia e uma futura unidade de troca de energia geotérmica para aquecimento e resfriamento.
O conceito de projeto reflete a natureza contrastante do eu interior e exterior através da materialidade e da forma. A escolha dos materiais para refletir esses conceitos foi uma parte fundamental do sucesso do projeto e evidencia a flexibilidade tanto das chapas de compensado, como do revestimento de madeira.
O uso de placas de compensado, com sua aparência dourada clara, em oposição à madeira externa, cria uma distinção marcante entre o dourado interno e a aparência brilhante das chapas de compensado, com o cinza suavemente texturizado do revestimento externo projetado para eventualmente tornar-se prata com o tempo. Em essência, o interior do edifício irá manter sua aparência "jovem", enquanto o externo irá desenvolver e amadurecer com o tempo. Para responder à multiplicidade de exigências programáticas, o escritório dwp | suters projetou uma planta elemental, com um único espaço primário, flexível, podendo ser reprogramado se necessário, incluindo espaços de serviços menores, agrupados lateralmente.
O Centro é a mais recente colaboração entre o escritório e a escola. Este projeto emergiu a partir do espírito do trabalho anterior, mas este não possuiu financiamento. Ao longo dos últimos 5 anos o escritório tem trabalhado em parceria com a faculdade para projetar os dois estágios de sua revitalização. O que começou como uma ambição de uma escola suburbana transformou-se em um modelo mundial de educação sustentável, que reflete as necessidades e aspirações de sua comunidade.