Casa Algarabía / DIPLAN

Casa Algarabía / DIPLAN - Mais Imagens+ 23

Guadalajara, México
© Héctor Eduardo Ortiz Mariscal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o princípio norteador do conceito desta casa, e o que melhor do que dar uma olhada no seu pátio privado? Não temos a intenção de inventar, mas sim, redescobrir o antigo pátio familiar típico de casas antigas de Guadalajara. Esse pátio, onde o verde, o azul e o branco se encontram como uma tela para as sombras sempre em movimento. Olhando para dentro... apenas abrindo as portas de correr, a área social vai de um lugar íntimo e acolhedor para uma grande sala de estar também relacionada com o telhado. As paredes exteriores são formas geométricas intencionalmente simples, com pequenas aberturas cuidadosamente colocadas preservando a privacidade do morador, enquanto controla a entrada do calor. As paredes interiores voltados para o pátio são cuidadosamente planejadas e geometricamente espaçadas entre as 6 ... sim, seis ... delas. Mesmo a parede lisa destina-se a ser uma tela de projeção de vídeo permanente. O teto do pátio tem aberturas de vários tamanhos projetados para permitir que a luz entre, bem como o ar e a chuva, tornando-se um regulador térmico perfeito para o peixe no laguinho artificial e as plantas no interior. Durante o dia, a luz e as sombras que dançam no pátio transformam este espaço simples em algo diferente e interessante. À noite tudo torna-se invertido como uma fotografia negativa, as aberturas transformam em faróis que iluminam o céu escuro e saúdam os vizinhos com um jogo geométrico de luzes no meio do nada.

© Héctor Eduardo Ortiz Mariscal

Conforto e simplicidade, valores tão comuns, mas esquecidos que nós só queremos lembrar. O layout não tem grandes reinvidicações; espaços simples e amplos, com clareza estrutural, composto por dois compartimentos em dois níveis conectados por passagens verticais e horizontais, resultando em um uso eficiente de todas as áreas da casa, tudo em torno do pátio central, a principal característica da estrutura. As áreas sociais e de serviço são o primeiro módulo de nível mais baixo. Os quartos, banheiros e walk-in closets são os três módulos restantes, que permitem que as instalações hidro-sanitárias estejam no mesmo eixo. Sem interromper as atividades de descanso pode-se acessar o telhado, o espaço esquecido por anos, mas típico de boas casas antigas. Um lugar para contemplar, meditar, ficar sozinho ou com os amigos. Uma janela para as nuvens e as estrelas. Um rosto paralelo ao céu que os outros esquecem, mas aqui é tão importante quanto o resto. É a cara da casa que os anjos enxergam.

Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Algarabía / DIPLAN" [Algarabía House / DIPLAN] 05 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-150581/casa-algarabia-slash-diplan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.