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Arquitetos: MIAS Architects
- Área: 2300 m²
- Ano: 2010
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Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. ANEXO A-Joan Puigbert é o nome da escola que ocupa um edifício em forma de 'T' desde os anos 50 do século XX. Seu prédio principal fica ao longo da rua principal, e no ponto médio há outro edifício que é perpendicular. A posição topográfica do edifício é singular, devido à colina íngreme onde a escola foi construída. O prédio com fachada para a rua estava completamente em uso. No entanto, o bloco perpendicular estava em grande deterioração, especialmente estrutural.
O programa do Departamento de Educação Generalitat visa aumentar o número de salas de aula comuns e específicas também. Isso significava a construção de espaço extra correspondente as novas atividades, como um ginásio ou uma sala polivalente....
O projeto propõe a demolição do edifício perpendicular a fim de alcançar uma continuidade completa do espaço exterior, desde a floresta de pinho em um nível mais alto até o parque na área mais baixa. A sala polivalente é integrada a esta topografia em sua seção longitudinal. A coincidência deste espaço adicionado na seção de terreno com o principal acesso vertical (escadas interiores) permite definir e descobrir um novo espaço de ligação visual entre o edifício existente, o novo ginásio e o parque infantil ao ar livre. As escadas são deixadas em balanço, livres das lajes de concreto ao redor, e estão ligadas a um novo espaço vertical, ligado ao mesmo tempo com a sala polivalente e com o parque infantil.
O programa especial de sala de aula sugere a reorganização da proposta do Departamento de Educação. Em vez de colocar todo o programa necessário em um novo prédio, o edifício existente é renovado apenas com salas de aula comuns, enquanto que o novo tem as especiais. Neste novo prédio há espaço para aulas de tecnologia, biblioteca, sala de informática e sala de aulas de música, etc. Ela está anexa à parede do vizinho, e não ao edifício existente, de modo a não remover sua personalidade. Ele está ligado ao antigo prédio em um único ponto. O novo volume será a nova entrada do centro, com escadas e elevadores, além de um acesso natural ao parque infantil. Uma pequena árvore que cobre o espaço ao ar livre melhora a idéia do acesso. Ao mover o acesso para este ponto, a rotina de levar e os buscar os filhos na escola é facilitada. Por outro lado, este novo prédio pode operar independentemente do resto do centro. Assim, pode oferecer serviço noturno ou um serviço público mais geral.
Ambos os edifícios são projetados com um esqueleto metálico evidente. A cobertura é feita com sistemas e materiais industriais. Com efeito, este tipo de estrutura combinada com painéis metálicos pré-fabricados (opaco ou transparente) faz da sua construção um processo muito ágil. De alguma forma, podemos falar sobre cirurgia em dois casos. A primeira operação é cortar o edifício perpendicular existente em sua seção mais frágil (as escadas) e construir o volume de sala polivalente. A segunda operação é a relação física entre o edifício de salas de aula especiais e o prédio existente.