- Ano: 2004
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os protótipos projetados para a Exposição CONCRETA 2003, pela empresa DST, tinham a intenção de fornecer uma multiplicidade de soluções quanto a sua finalidade. O desenvolvimento de uma tipologia modular que pudesse responder a fins específicos, tais como de habitação temporária, observatório ambiental, posto de bombeiros, bar, quiosque, "praça virtual" ou a um elemento mínimo que pudesse reunir as condições necessárias para se comunicar através de sistemas tecnológicos, foi um prioridade.
O plano era produzir um módulo que pudesse ser repetido e associado quase infinitamente, sendo ao mesmo tempo funcionalmente mutável e capaz de fornecer condições urbanas através de formas associativas de seu elemento de base. Sendo um módulo pré-fabricado capaz de lidar com o conforto necessário, isso também fornece recursos para processos e sistemas de recuperação energética de tecnologia de ponta, tais como painéis fotovoltaicos. O módulo foi projetado para ser instalado em locais onde grandes mudanças ambientais podem ocorrer como, por exemplo, em parques naturais, praias, praças e zonas onde não é possível, por variadas razões, acessar as infraestruturas.
Cada modelo possui uma superfície de 3,00 m por 9,00 m de comprimento, tendo 27 metros quadrados de área. O objetivo deste módulo / container é repensar a forma como o espaço é ocupado e incentivar o uso de novas tecnologias e materiais que possam oferecer melhor gestão de energia. Esta estrutura é anteriormente montada e transportada, por caminhão ou helicóptero, para a sua localização final.