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Arquitetos: Miguel Montor; Miguel Montor
- Área: 2 m²
- Ano: 2011
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Fotografias:Alberto Moreno Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por razão das celebrações do 25° aniversário da fundação do Colégio Nuevo Continente, sede de Querétaro, foi desenvolvido um master plan dividido em etapas afim de atualizar as instalações do colégio. A reforma teve como premissas de projeto valores como a segurança, versatilidade, mobilidade e conforto para os estudantes.
A construção e a substituição dos edifícios de maneira gradual resultou ser um dos motores do projeto devido ao fluxo dos estudantes a serem abrigados enquanto suas próprias escolas eram atualizadas.
O primeiro desafio consistiu em relocar 400 estudantes e aproveitar recursos evitando construções provisórias. Assim, a resposta deveria ser um edifício suficientemente flexível que permitisse crescer e diminuir em espaços de maneira rápida e econômica para depois se converter em parte do programa final do colégio.
Atualmente o México apresenta problemas de obesidade tanto adulta como infantil muito sérios, é o assunto mais importante em termos de saúde pública e a primeira causa de morte. Assim, o primeiro edifício, além de cumprir um programa baseado na versatilidade dos espaços e nas condições climáticas do local, tenta responder essa temática social se colocando ao lado da área de esportes do colégio, a fim de incentivar visualmente a atividade física constante.
A primeira fase do master plan consiste de uma nave central de 12 x 100 metros que juntamente com os blocos laterais alcança 2.700 metros quadrados construídos, dividido em dois níveis.
O primeiro pavimento abriga os serviços de controle e sanitários, bem como um estacionamento para os funcionários administrativos. O traçado da via insinua o que será um circuito que permita o aluno subir e descer do transporte de maneira segura, cômoda e eficaz dentro das instalações do colégio, aliviando assim as vias de circulação do entorno.
O segundo pavimento responde ao desafio dos novos modelos educativos proporcionando uma galeria de 100 metros de comprimento conformado por 4 grande salas de aula, de 20 x 7 metros que se relacionam entre si através de seus vestíbulos e corredores laterais, que variam suas alturas entre 3,30 e 4,5 metros de altura. Cada uma delas é facilmente divisível entre 2, 3 ou 4 espaços sem perder suas propriedades de ventilação cruzada, iluminação natural e acesso independente. Essas estratégias favorecem e estimulam a aprendizagem e a automotivação em relação ao conhecimento. Os corredores absorvem uma dupla função ao percorrer todo o edifício em seu perímetro, convertendo-se numa graduação natural para os eventos esportivos.
O edifício em sua linguagem mantém o tom monumental que caracteriza a arquitetura mexicana, enquanto assume e expõe com força sua estrutura em concreto, a qual pouco a pouco desaparece em sua perspectiva frontal.
O contato com o entorno se mantém presente através de suas aberturas de 2,7 metros de altura e os tons quentes em madeira tropical das portas, bancos e jardineiras espalhados pelo pátio que fazem uma alusão à mãe terra.