-
Arquitetos: Matteo Thun & Partners
- Área: 4000 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Jens Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Binder é uma das companhias europeias líderes na indústria madeireira. O novo pavilhão executivo de corte limpo e desenhado com precisão para a fábrica de madeira da cidade de Kösching, ao norte de Munique, Bavaria, é cercado por galpões: uma seção central toda em vidro (a porta de entrada) e quatro construções laterais, feitas de painéis de madeira alternados com painéis de vidros encaixados nas primeiras em forma de H, com dois pátios internos e dois jardins tranquilos e secos em cada lado do foyer.
O primeiro pátio interno está relacionado à recepção, e o segundo é mais privado. Junto com a estrutura da entrada eles formam uma sequência transparente, um eixo de visibilidade se abrindo para as pradarias do entorno. Outro eixo perpendicular ao primeiro percorre o comprimento justo ao lado da seção central: uma espécie de ponto de encontro visual que gera a transição entre o interior e o exterior em um fluxo contínuo de espaço. Tudo está disposto sob uma grande cobertura, uma grande folha de madeira com poderosos balanços, se projetando sobre os pátios como um chapéu de abas largas.
O programa do edifício é igualmente claro: escritórios administrativos e espaços para sediar conferências e seminários, um edifício de escritórios de apenas um pavimento que explora, até o último milímetro, as propriedades perceptivas do emprego da madeira. Mas uma madeira bastante inovadora.
O edifício inteiro é feito com painéis de madeira similar ao OSB, chamado BBS (Binder-Brettsperrholz), um dos principais produtos do catálogo da Binder: grande e bastante espesso (27cm), é um material composto por multicamadas de madeira compensada estrutural pré-fabricada, feito inteiramente de madeira e geometricamente combinada da maneira a formar uma "matéria prima" versátil para construção. Possui excelentes propriedades térmicas, acústicas e à prova de incêndios e não requer nenhum tipo de isolamento adicional. Painéis de vidro do piso ao teto se alternam com os painéis de BBS de mesmo tamanho para formar uma padronagem viva na fachada, marcando a paisagem do entorno: transparência e material para criar uma ideia de contraste.
Os interiores seguem o exemplo, com sombras escuras nas superfícies e cores claras para o mobiliário; vice e versa, dependendo da área afetada, os acabamentos são de pedra natural, feltro, couro e lã com revestimentos customizados nas unidades de escritórios. Como se criasse um cartão de visitas em forma de arquitetura.