- Área: 5524 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Salão de Casamentos Kontum Indochine é concebido como parte de um complexo hoteleiro ao longo do rio Dakbla na cidade de Kontum, no Vietnã Central. Adjacente a Ponte Dakbla, uma porta de entrada para a cidade de Kontum, o salão serve como um local para cerimônias de casamento, conferências e atividades sociais dos hóspedes do hotel e dos cidadãos. O edifício de 5500 metros quadrados, que contém três salas de banquetes e escritórios ao longo de três andares, é coberto por aberturas feitas de pedra de granito rosa local, extraído na província de Binh Dinh, a 150 quilômetros de distância do local. As aberturas tiram o foco os contornos e detalhes do edifício, criando um volume abstrato, bem equilibrado com a paisagem circundante. Dois acabamentos diferentes foram aplicados em cada abertura, a sua superfície frontal foi polida, criando um exterior cintilante, quando expostos à luz solar, ao passo que as duas bordas e superfície da parte de trás, foram enquadradas para suavizar a luz que entra no edifício. Os visitantes podem apreciar a vista do rio através das aberturas em rosa claro, protegidos da forte luz solar tropical.
As três salas de banquetes destacam três diferentes materiais naturais, a pedra, o bambu e a madeira. Paredes e colunas do "Salão de Pedra", localizado no piso térreo, e com capacidade para 800 convidados, são compostas por placas de pedra de basalto com 120 mm de profundidade, 80 milímetros de altura e 595 milímetros de comprimento. Estas placas de pedra têm superfícies diferentes, com variação de tonalidade, polidas ou marteladas, criando características espaciais tanto dignas e delicadas, que estão bem adaptadas para cerimonias. Tanto o "Salão Bambu" quanto o "Salão de madeira" estão localizados no segundo andar, cada um com capacidade para 400 convidados. Os materiais variam entre as duas salas, dando diferentes características a cada espaço.
O "Salão de bambu" é um espaço cerimonial composto de quadros de bambu independentes de 6,5 m de altura e abrangendo 18m. Esses quadros de bambu são iluminados pelas candeeiros, e deste modo o corredor dá uma impressão de calma e íntima relação com a estrutura de bambu na instalação adjacente; "Indochine Café", que é um cômodo espaço aberto.
O "Salão de madeira" tem um teto composto de nove aberturas em forma de leque. As persianas são feitas de peças coloridas de madeira endiemica de 20 milímetros x 50 milímetros, localmente chamada de "Kate". O teto ilumina suavemente as funções interiores semelhantes a uma luz suave.
Luz natural e ar passam através das aberturas de pedra-de-rosa para o hall de entrada, que fica na frente dos dois salões e é acessível a partir da escada em ambas as extremidades do edifício.