As pessoas escolheram: a equipe UNC Charlotte do Solar Decathlon 2013 venceu o "Prêmio Escolha do Público" com o projeto UrbanEden. Projetada para ser uma residência urbana para um casal em Charlotte, Carolina do Norte, a casa, que independe da energia elétrica da rede pública, é definida pela forte conexão entre interior e exterior em meio à cidade. Ao fechar o deck posterior com um jardim vertical de 2 metros de altura e integrar uma parede de vidro de alto desempenho ao longo da fachada sul, os habitantes têm a rara possibilidade de desfrutar o exterior com privacidade em um denso contexto urbano.
O projeto modular expansível da UrbanEden utiliza um material já conhecido, modificado para causar menos danos ambientais: concreto geopolimérico pré-fabricado. Esteticamente versátil, sempre apropriado ao ambiente urbano, o concreto proporciona uma eficiente barreira sonora contra os ruídos da cidade. Além disso, ao substituir o cimento Portland pela mistura desenvolvida pela UNC Charlotte, há uma enorme queda nos níveis de emissão de carbono associadas ao material (teoricamente mais de 90% de redução). O novo material também oferece um novo uso para os resíduos da produção de carvão.
A fachada sul da residência é completamente formada por vidro de alto desempenho, que permite a entrada de luz natural e conecta o interior com o deck exterior resguardado pelos jardins verticais que proporcionam uma tranquila área de estar. O sistema de paredes verdes do deck, conhecido como "Wallgarden, é um jardim composto por floreiras removíveis que podem ser facilmente rearranjadas em diversas configurações. Seja uma parede verde ou uma pequena horta, todas os arranjos estão ligados a um eficiente sistema de irrigação abastecido pelo sistema de coleta de água pluvial.
UrbanEden é alimentada por uma conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um sistema de trilhos na cobertura da casa. Os painéis solares podem se deslocar para cima do deck, proporcionando sombra para os ambientes externos e para a fachada sul durante o verão. No inverno, os painéis são recolhidos, permitindo o aquecimento passivo e iluminação através da fachada sul.
O desempenho destes painéis é controlado por um sistema interativo de manejo de energia. Este sistema mede e apresenta os índices de energia da casa, como o consumo de eletricidade ou de energia térmica. Os moradores podem monitorar como seus hábitos refletem nos índices e, então, moderar seus gastos para melhorar a eficiência da casa.
-
Arquitetos: UNC Charlotte
- Área: 822 ft²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Logan Chamber
Saiba mais na página oficial da UrbanEden
Reveja outras casas vencedoras do Solar Decathlon 2013 aqui.