O escritório Chevalier Morales Architectes, em colaboração com DMA Architectes, venceu a competição para projetar a Biblioteca Pierrefonds em Quebec. O projeto pedia uma renovação completa do edifício existente - visando receber o certificado LEED Gold - além de uma expansão de 2.316 m² que incluiria novas tecnologias de gerenciamento de documentos. O projeto vencedor foi inspirado em antigos masterplans para Pierrefonds, bem como no pragmatismo econômico aplicado em shopping centers.
A equipe encontrou inspiração em um antigo desenho de um parque proposto no encontro de duas avenidas lineares, delimitado por uma rua curva. O parque fora dividido em várias áreas destinadas a diferentes faixas etárias e atividades - muito similar a projetos de bibliotecas. Isto se tornou fundamental para o projeto, que resultou em dois jardins internos. Estes permitem que a luz natural e a floresta alcancem o interior do edifício existente.
A tipologia de shopping center foi também investigada, e sua liberdade de circulação, flexibilidade na organização espacial e múltiplos movimentos e experiências foram incorporados no projeto. Esta tipologia se manifesta através das "asas" propostas, que se fundem em um espaço de encontro, uma arquibancada, aberturas no piso que permitem conexão visual, diversas aberturas zenitais e um espaço cívico. Contudo, ao invés da opacidade dos fechamentos e vagas de estacionamento que caracterizam o exterior da maior parte dos shopping centers, o perímetro da biblioteca será transparente e verde.
Arquitetos
Localização
4906-4916 Rue Richmond, Montreal, QC H8Z 3C9, CanadáArquiteto Encarregado
Stephen Chevalier, Sergio MoralesAno
2013Fotografias