- Ano: 2013
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Rotstein Arkitekter projetou um jardim de infância no piso térreo de um novo bloco residencial em Estocolmo. "Imaginamos um ambiente lúdico projetado para encorajar e inspirar a criatividade das crianças. A entrada está situada no centro do projeto, com uma abundância de luz natural e linhas de visão através do edifício.
O espaço de entrada flui para os dois estúdios, cada um com duas salas de grupo conectadas. Todos os espaços possuem três janelas com vistas para a pista do lado externo: uma inserida abaixo, uma elevada e uma maior do que as outras. Estas esquadrias espalhadas oferecem ao transeunte os pontos de vista das atividades a partir do exterior, revitalizando, assim, a rua. Janelas entre as salas abrem linhas de visão no interior do próprio jardim de infância.
O projeto é também um jogo com cores, elementos amarelos nas áreas comuns e uma cor específica para cada departamento. Muitas das unidades foram projetadas para servir a múltiplos propósitos. Por exemplo, as unidades de depósito foram construídas nas paredes como nichos coloridos, servindo também como cavernas e cabanas para as crianças.
A escada escultural leva até a oficina. Ela torna-se um local para atividades paralelas. Também funciona como cabine, torre de vigia, floresta, caverna e plataforma. Ao descer as escadas que se alarga, esta transforma-se numa área como um anfiteatro. Este é o lugar perfeito para brincar durante o dia. Um quarto silencioso e escuro foi criado debaixo da escada, como um esconderijo secreto.
Uma parte do orçamento para o projeto de interiores foi reservado para soluções com qualidades arquitetônicas, específicos para este espaço. Economizou-se espaço usando unidades embutidas de armazenamento e nichos. Maximizar a altura da sala fez uma enorme diferença, especialmente tratando-se do ambiente acústico. Sjötorget é um jardim de infância criado por Rotstein Arkitekter, como parte de um novo bloco residencial construído pelo empreendedor JM em Liljeholmskajen, Estocolmo, projetado pelo mesmo arquiteto.