La Ruta del Peregrino (A Rota do Peregrino) tem a extensão de aproximadamente 117 quilômetros. Mais de dois milhões de pessoas viajam todo ano de diferentes Estados do México para percorrer a cordilheira de Jalisco. Começando na cidade de Ameca, seu destino final é Talpa de Allenda onde visitam Virgem do Rosário como um ato de devoção, fé e purificação.
Esta peregrinação anual é feita principalmente duranta a semana, santa por pessoas de todas as idades. O "turismo religioso" permaneceu sem reconhecimento ou apoio do governo por anos, até recentemente.
Com a ajuda de uma equipe internacional de arquitetos para projetar as diversas partes do projeto, o governo de Jalisco auxiliou a implementação de infraestrutura como abrigos, mirantes, santuários e serviços básicos para tornar a rota mais permanente e ajudar a criar uma renda para as pessoas que vivem ao longo dela.
O MIRANTE
Aqui havia duas coisas a serem vistas: a vista panorâmica do vale, resultante da localização no ponto mais alto da trilha, e as cruzes. Assim, este mirante precisou de uma frente dupla. Também achamos importante criar um bom sombreamento, duro e sólido, bem como ventilação, dois componentes valiosos em uma peregrinação longa.
Para a construção, imaginamos um elemento monolítico, mais como infraestrutura do que arquitetura. Na realidade, consideramos coletar água no extremo do balanço; a água acumulada na sombra irá funcionar como um espelho horizontal introduzindo ao menos em algum momento do ano uma espécie de brilho a uma estrutura, no restante, opaca.