A proposta do escritório ALA Architect para a competição internacional dedicada ao Campus 2015 da Aalto University consiste em um "aglomerado de edifícios que formam um incubadora de atividades". O objetivo era "conectar estruturas e projetos existentes para criar um novo ponto de encontro, uma concentração urbana com uma vibrante vida de rua" para estimular a "exposição aberta de criatividade"
O projeto do ALA focou em uma " estreita rede de ruas que oferece espaços de aprendizagem, lojas, bares e cafés abertos ao espaço público". A abordagem do estúdio se mostra sensível ao masterplan de Aalto - "o suave contra o rígido - ambientes verdes a leste do edifício principal contra um ambiente mais estruturado e rígido a oeste" - ao criar três grandes elementos externos: a Praça Metro-Poli com uma atmosfera formal; a extensão da praça Alvarinaukio com uma atmosfera universitária; e as ruas do novo Campus Central como novo ingrediente urbano.
O projeto, que busca se afastar do onipresente estilo arquitetônico do campus, apresentando uma mistura mais pluralista e diversa, fez uso de algo ausente em Otaniemi: "um denso ambiente urbano que encoraje a criatividade espontânea". De acordo com o júri, Hipsterkasbah foi a única das propostas que abordou este conceito urbano, sua originalidade foi "a força do projeto". Apesar disso, a segunda fase da competição "revelou as dificuldades e fragilidades inerentes ao conceito, apesar das enormes melhorias feitas no projeto geral."
Veja os outros cinco finalistas, incluindo a proposta vencedora, aqui, e leia os comentários do júri aqui.
Arquitetos
Localização
Espoo, FinlândiaEquipe de Projeto
Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta and Samuli Woolston with Willem Barendregt, Vladimir Ilic, Julius Kekoni, Auvo Lindroos, Aleksi Niemeläinen, Pekka Sivula, Pekka Tainio, Jussi Vuori, Haley Zhou, and Erika ÖsterlundArquiteto Paisagista
MASU PlanningEngenheiro Estrutural
ArupProjeto de Tráfego
TrafixRenderizações
VIZarchMaquete física
StoltmodelsCliente
Aalto University PropertiesÁrea
0,0 m²Ano
2015Fotografias
ALA Architects
Referências: ALA