-
Arquitetos: AY Architects
- Área: 136 m²
-
Fotografias:Daniel Stier, Nick Kane
Descrição enviada pela equipe de projeto. O berçário estava funcionando em um edifício temporário dilapidado e inseguro com uma vida útil de apenas 15 anos, que foi originalmente construído em 1983. AY Architects iniciou uma proposta para a sua demolição e substituição por um novo edifício, em um esforço para garantir a creche a preços acessíveis e um edifício sustentável para a comunidade a longo prazo. Eles trabalharam em estreita colaboração com o bairro em seus múltiplos papéis como arquitetos locais, pais, ex-administradores e membros voluntários da equipe de gestão da creche. Em janeiro de 2009, conseguiram fundos para os custos do projeto e convenceram o bairro londrino de Camden a dar total apoio a sua iniciativa.
O programa era para um maior espaço e maior interação com o meio ambiente, um aumento de 18 para 24 lugares. O espaço aumentou de 90 para 130m².
O projeto do novo edifício foi inspirado no cenário único dentro dos jardins públicos. Foi previsto um grande espaço flexível que se abre generosamente para o espaço verde exterior e distingue-se por uma concentração de árvores. Brincadeiras ao ar livre e em um espaço coberto é fundamental para o conceito de desenho do jardim, é considerado fundamental para a experiência de aprendizagem das crianças.
A estrutura e o revestimento do edifício são de madeira.
Uma série de colunas de madeira laminada colada ecoa a verticalidade das árvores ao redor, enquanto o telhado é projetado para maximizar a luz do dia e permitir a ventilação natural. Três janelas com orientação norte-sul abrangem o plano diagonal. A orientação das aberturas permitem a entrada do sol quando ele está baixo, para aproveitar o ganho solar nos meses mais frios, enquanto as grandes saliências bloqueiam o sol quando está quente, para evitar o superaquecimento.
A parede sul do espaço principal inclui uma grande janela voltada para os jardins públicos e um grande banco. Desta forma, o berçário ganha um maior nível de interação com a comunidade, contribuindo para um espaço verde mais seguro e agradável.
O berçário foi concebido como um edifício energeticamente eficiente de baixa emissão de carbono na construção civil. O telhado verde contribui para a biodiversidade e retenção de água.