-
Arquitetos: Iñaki Leite
- Ano: 2012
-
Fotografias:Adrián Vázquez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa em Ría de Arosa se destaca pelo uso da madeira reciclada e o estudo cuidadoso de suas instalações e seu desenho eficiente, o qual ganhou a máxima qualificação energética. A madeira utilizada na construção provém da reciclagem de "bandejas" locais (plataformas para o cultivo de mexilhão). Dita madeira mantém sua textura rugosa e envelhecida na fachada exterior como resposta à escala urbana, enquanto que no interior se utiliza a face de corte para proporcionar maior conforto e calidez.
O uso de materiais brutos, luz natural por reflexão e banheiros em vidros translúcidos resultam em efeitos harmônicos. Destaca-se também a relação visual entre os diferentes espaços, que contribuem à interação e sensação de amplitude.
A residência busca a proteção da rocha ao mesmo tempo que se orienta ao sul e às vistas com dois volumes diferenciados e cuja conciliação de geometrias acontece de maneira natural. O volume privado é de madeira por fora e concreto por dentro e o oposto ocorre com o volume público, onde está o mirante.
A alta qualificação energética obtida (A) é graças ao complexo desenho do sistema de ventilação, ao elevado grau de isolamento, baixo consumo das instalações e à utilização de grandes superfícies de vidro orientadas ao sul combinadas com elementos de proteção solar.