- Ano: 2012
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova loja da histórica "Relojería Alemana" se localiza em Port Adriano, o porto desportivo projetado recentemente por Philippe Starck, no sudoeste de Mallorca.
Cinco "caixas preciosas" concentram o programa - área VIP, espaço para instalações temporárias de arte, lounge externo, escritório e vitrine - deixando o espaço entre elas livre, como uma galeria de exposição. Três das caixas se localizam no interior e duas delas no exterior da loja, prolongando o espaço da galeria em direção à varanda. As caixas são revestidas por chapas de aço inoxidável dourado, com acabamento reflexivo. As juntas entre as chapas de aço são ligeiramente onduladas, gerando pequenas deformações nas superfícies das caixas ortogonais. Estas deformações criam distorções nas imagens refletidas pelas caixas. O espaço interno, delimitado apenas por três fachadas de vidro, é iluminado por uma cobertura têxtil branca fosca que proporciona uma luz homogênea e intensa.
Cada uma das caixas tem, em uma de suas arestas, uma fenda horizontal na altura dos olhos que funciona como expositor. Na varanda, junto ao mar, há outras duas caixas de tamanhos diferentes: uma delas é um lounge que incorpora uma vitrine, já a outra, menor, é o único lugar onde aparece a logomarca da relojoaria.
O resultado é uma coleção de peças escultóricas, abstratas, que refletem um ambiente dourado e ligeiramente deformado. O projeto reflete um mundo de luxo, proporcionando um jogo de aparências - em que as coisas parecem o que não são.