O escritório Sou Fujimoto Architects divulgou detalhes de um masterplan conceitual para um complexo comercial em uma proeminente, porém ainda desconhecida, cidade no Oriente Médio. Localizado entre um centro educacional e outro financeiro, o complexo modular reinterpreta a "vibrante atmosfera de um tradicional mercado" bem como a "inerente beleza da arquitetura vernacular islâmica" para criar um marco "atemporal" em uma região atualmente subutilizada da cidade.
Chamado de "The Souk Mirage", ou "Particles of Light" (Partículas de Luz), o masterplan é composto por um sistema estrutural modular de arcos que variam em dimensão de acordo com o programa. Originalmente "inspirados na harmônica silhueta das tradicionais tendas beduínas", os arcos proporcionam um sistema de organização simples cuja "expressão arquitetônica singular e atemporal" serve de suporte a um intricado complexo comercial, cultural e empresarial cercado de praças públicas e átrios.
Como exemplo do potencial deste masterplan conceitual, Sou Fujimoto revelou a Outlook Tower e a Water Plaza. Criado a partir de arcos modulares que variam de 3 a 12 metros, o complexo se localiza em um terreno costeiro,ao fim de uma importante avenida. Talvez a característica mais marcante do complexo, além de sua distinta silhueta, sejam as numerosas cascatas que tornam o projeto mais dinâmico.
"Ao combinar a transparência dos arcos com as quedas d'água, um dinâmico jogo de luz e sombra é criado, parecendo uma miragem", descreve Fugimoto.