Os espaços abertos do Campus:
O Campus é uma seqüência de espaços interligados. Os edifícios qualificam o espaço do ponto de vista arquitetônico. O modelo do Masterplan também determina o desenho dos espaços abertos. Um tecido de espaços interiores e exteriores, definidos pela localização dos acessos e praças, dá vida ao Campus.
O espaço livre no novo Campus da WU de Viena é o ambiente e o contexto para os objetos arquitetônicos. Como ambiente, define as margens e interseções com o "edifício vizinho", bem como as seqüências espaciais para formar um todo harmonioso. Como contexto, constitui estações de troca ativa de conhecimento e locais de ensino e pesquisa introvertidos.
O Campus foi concebido como um parque linear e em diferentes estações dá lugar a seqüências de praças entre caminhos e espaços verdes, levando a sectores específicos. As sequências foram projetadas de modo que cada "caminho de formação" também se torna uma jornada existencial. Fundamental para a qualidade do local é a relação visual permanente com o Parque Prater, sempre verde em sua presença.
Articulação Funcional do Campus:
Além das funções sociais da Universidade de Ciências Econômicas, o Campus também atende as atividades da comunidade na vida urbana, cujo impacto de revalorização impactam positivamente na zona imediata e em toda a região. Estes pressupostos incluídos em um contexto mais amplo são descritos em detalhes nos manuais sobre o Masterplan para os Concursos de Arquitetura. As limitações técnicas do Campus são descritas na documentação relacionada com conceito reitor do Masterplan Integral e os informativos específicos dos diversos especialistas. Neste ponto, a configuração espacial do Campus é descrita a partir da perspectiva multidisciplinar.
Os parâmetros espaciais consistem principalmente da articulação entre o espaço urbano e a Universidade através de uma borda verde e sua transição para o espaço do campus, da formação de uma sequência de seis praças com atmosferas distintas no interior da área e da definição de cada espaço de edifícios com uma mistura diferentes usos, materiais e qualidades espaciais específicas do programa espacial e funcional particular, mas articulada com todo o campus.
Limite verde ao redor do Campus:
Todos Campus é delimitado por árvores e arbustos, ou seja, um limite verde natural. É um filtro para a cidade, o parque Prater e o tráfego imediato. Através de seis acessos e cinco passagens é possível entrar, atravessar e deixar o campus, 24 horas por dia.
As praças do Campus:
Convidando a uma estadia mais longa após as aulas ou jornadas de pesquisa, foi criado através de uma estratégia de atividades nos pisos térreos, áreas de interação relacionadas com as praças envolventes em cada edifício.
A WU realizou o plano para os diferentes institutos de acordo com suas necessidades funcionais, como as funções especiais da Executive Academy, as bibliotecas especializadas, a administração, a Biblioteca Central e Centro de Estudos, o refeitório, os auditórios e caracterizou os serviços externos relevantes com padrões diferentes.
La WU realizó la asignación de los diferentes institutos según sus necesidades funcionales. Las funciones especiales Executive Academy, las bibliotecas especializadas, la administración, la Biblioteca Central y el Centro de Estudios, la Mensa, el Centro de Auditorios y los servicios externos caracterizan las plazas correspondientes con sus diferentes patrones de uso.