- Área: 1034 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Federico Cairoli
Sistema Municipal de Educação Inicial O Sistema de Educação Infantil Municipal foi criado com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças da cidade, o acesso à educação de qualidade, sob a idéia de que a educação precoce das crianças permite oportunidades reais de inclusão social e um melhor desenvolvimento. As salas do Jardim Municipal foram concebidas para acolher crianças de 1 a 3 anos de idade, atendendo uma necessidade em Santa Fe, pois não existem instituições públicas que respondam a essa faixa etária. No Jardim Municipal Barranquitas Sul também foram incluídas salas para crianças 4 e 5 anos, a partir da introdução do programa Jardim do Movimento dos Sem-teto, uma organização não governamental que já fazia este serviço social no local. A proposta arquitetônica dos Jardins pretende gerar as unidades básicas de uso (salas de aula de 1 a 5 anos) e novos espaços para atividades extracurriculares, onde a observação, a descoberta, a partilha e interação com outras crianças traz comportamentos positivos e promove o desenvolvimento das crianças.
Implantação: Cabe destacar que, em geral, a localização destes edifícios na área urbana atende às diretrizes de desenvolvimento estabelecidas pelo Plano Urbano da Cidade de Santa Fé, que promove a geração de centralidades a partir de equipamentos estratégicos, como ferramenta de planejamento para operar transformações urbanas. O bairro Barranquitas Sur está dentro do Programa Urbano Integral do Oeste, lançado em 2012, que estabelece o encaminhamento de todas as ferramentas, ações e dispositivos dos diferentes departamentos do governo municipal, para agilizar melhorias gerais nas vias de um setor da cidade. Neste sentido, o Jardim é complementado pelo traçado da rua, estabelecendo precisamente o limite da fronteira ocidental da área urbana, o aprofundamento de lagos reservatórios para recorrente contingências de amortecimento e de águas pluviais e a construção de uma delegacia de polícia por parte do Governo Superior da Província.
Programa: A conformação de usos do Jardim não está restrito às unidades métricas necessárias para o funcionamento pedagógico do mesmo. O conceito do programa ampliado que permite a multiplicação de usos e interações entre as crianças da escola e da comunidade, professores, pais e famílias se materializa na construção de um bloco funcional que pode operar de forma autônoma. Na fachada sul é projetada uma entrada com o caráter do bairro, oferecendo oportunidades para a comunidade utilizar a sala polivalente, cozinha e depósitos, a midiateca e o centro de saúde. Estas operações estenderam o programa para transformar edifícios simples em verdadeiros equipamentos na escala do bairro, que permitem condensar usos sociais e atividades comunitárias gerando apropriação e empatia por parte dos vizinhos. Sob o mesmo conceito, se juntou ao projeto obras complementares de infraestrutura urbana ao lado do Jardim, como a construção de uma praça com área esportiva, plantio de árvores e calçadas.
Tipologia: Do ponto de vista tipológico, estes edifícios foram projetados a partir de uma grade modular, onde os usos programáticos específicos se intercalam com o arranjo dos diferentes pátios. Isto permite a existência de áreas de lazer e de expansão controlada, específica de cada classe, proporcionando uma maior segurança e otimizando o comportamento climático dos espaços internos. As várias áreas do edifício estão ligadas entre si por um sistema de circulação de túneis que ligam os pátios, e por sua vez, comportam-se como um regulador do clima. Cada sala de aula é um módulo funcional separado e tem as suas próprias áreas de apoio: copa e fraldário. O esquema tipológico da planta central está organizado em torno de dois pátios com características diferentes, em torno do qual são distribuídos todas as unidades funcionais. O primeiro, de caráter institucional, funciona como pátio de entrada e expansão natural das áreas públicas e de uso comum: sala multi-uso, midiateca e administração. O segundo, linear e circulatório, qualifica e articula o acesso às salas de aula. Em ambos, existe uma importante presença de elementos verdes, espécies de árvores que fornecem folhas e flores características, diferentes condições ambientais que acompanham as mudanças sazonais .
Imagem/Tecnologia: O sistema de ensino se apoia em uma arquitetura volumétrica de formas simples e abstrata. Marcado por um forte compromisso com o espaço público que lhe dá autoridade para cada intervenção, todos os edifícios do Programa de Educação Infantil, sejam reformas, adições, ou novos edifícios, mostram a imagem arquitetônica de cada bairro, afim de identificá-los e marcar a presença do governo local em todos os bairros. A materialidade das obras são resolvidas por sistemas tradicionais de construção. Os meios passivos são priorizados para o controle do clima, como forma de racionalizar a utilização dos recursos energéticos. As obras se destacam por seu padrão construtivo e qualidade dos materiais utilizados, atendendo não só às condições exigidas de uso das próprias obras públicas, mas também para a intenção expressa de prestação de serviço, através de sua qualidade de construção, expressa o compromisso do governo com o cuidado das crianças.