Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno no qual este novo edifício se situa percorre um eixo norte-sul, com uma grande inclinação. Sua orientação e perfil garantem que receba muita luz solar e tenha vistas excelentes. A maioria das construções no bairro são habitações isoladas, com as mais antigas mostrando claros sinais de decadência e abandono: foram construídas em um estilo que correspondia a um modo de vida rural, condicionadas e determinadas pelos recursos obtidos do cultivo da terra; tudo isso hoje em dia em pleno recesso diante de sistemas, economias e estilos de vida mais urbanos.
O volume principal da casa segue a direção longitudinal dominante no terreno (norte-sul), liberando assim a quantidade máxima de espaço e abertura das vistas internas do terreno para sul e oeste, ao mesmo tempo filtrando e moderando sua permeabilidade no lado leste, com uma fachada mais urbana projetada para ajudar a melhorar a qualidade do ambiente da rua atual e proteger a privacidade dentro do terreno em relação aos edifícios existentes, situados em um nível mais alto.
A casa é recuada dos limites do terreno, com uma área ajardinada entre ela e a estrada que ajuda a dar forma à entrada, fornecendo portanto uma solução contínua para a transição entre espaço público e privado sem a necessidade de um muro, cerca ou limite ao longo da totalidade deste lado. Internamente, a casa é organizada em duas áreas básicas: a primeira consiste em espaços de caráter público e destinadas a serviços. Localizada no extremo norte, aberta a oeste e coincidindo com o nível mais alto do terreno, está ligada com o acesso para veículos. Contém a área de garagem, galpão multiuso e depósito e o acesso de serviços da cozinha.
A segunda, de caráter mais privado, se localiza em um nível mais baixo e se abre a sul e oeste, recebendo portanto mais luz e orientada na direção das melhores vistas, e protegida pelo volume da casa, que funciona como um elemento de retenção que possibilitou corrigir o perfil original do terreno sem gastos extras. Os dormitórios também se situam deste lado, com o jardim e a piscina localizados um pouco mais abaixo. A organização da casa como habitação segue o eixo principal norte-sul do terreno, e ocupa dois níveis, como resultado da inclinação natural do terreno. Um elemento transversal finaliza o volume no lado sul, formando as duas áreas externas principais e minimizando a necessidade de movimentar terra.