- Área: 11300 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jordi Surroca
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira coisa que fizemos foi pensar nas pessoas, nos futuros moradores. O edifício apresenta mais de cem unidades para aluguel - com um ou dois quartos - para idosos.
Pensamos em como os idosos contribuiriam para as características do edifício. A questão era imaginar como eles viveriam ali. Podíamos vê-los cuidando das plantas em vasos de cerâmica, e como estas plantas ficariam à mostra nas janelas e guarda-corpos, como uma cascata verde. Podíamos também vê-los tomando sol, aproveitando as vistas para a paisagem, reunidos para conversar... Por isso tivemos a ideia de criar grandes varandas voltadas para sul, para a paisagem. Além disso, ao propor varandas escalonadas, garantiríamos sol para um número maior de lares.
Sabemos que a forma do edifício se assemelha àqueles hotéis de onde as pessoas vão nas férias e finais de semana. Deles, tomamos algumas características para desenvolver nosso projeto. Existe alguma coisa melhor que terminar nossas vidas como se estivéssemos de férias? O lugar também conspirou para esta abordagem. Tínhamos um terreno nos limites da cidade de Sabadell que era orientado para sul, de frente para um enorme parque com maravilhosas vistas de Collserola e Tibidabo em Barcelona.
Além disso, o terreno se localiza ao fim de uma faixa urbana repleta de equipamentos públicos que culminam no parque. Pare tornar a intervenção mais leve e também proporcionar alguma transparência no nível das ruas adjacentes, decidimos dividir o programa em dois blocos. Entre eles, árvores e canteiros garantem a continuidade espacial.
Além das unidades habitacionais, o edifício também deveria incluir espaços comunitários - tanto internos quanto externos - um centro diurno e um estacionamento.
O efeito causado pelas varandas escalonadas, o principal fio condutor do projeto, acontece em todos os níveis ao se intercalar unidades de um e dois quartos. Estruturalmente, tirantes metálicos suportam os vãos da estrutura de concreto.
Em termos construtivos, nos certificamos de utilizar o mínimo de soluções e materiais diferentes, além de utilizar elementos prefabricados sempre que possível, buscando equilibrar o custo e a qualidade das habitações públicas. Simultaneamente, estratégias tradicionais foram usadas para garantir um excelente conforto dentro das casas - ventilação cruzada, beirais para proteção solar, cobertura ventilada, bom isolamento, etc.