- Área: 162000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Michel van de Kar, Charlie Koolhaas, Ossip van Duivenbode, Philippe Ruault
-
Fabricantes: Acor, Easy Drain, Kone, Montis, Prooff, Quinze & Milan, VetroTech Saint-Gobain, d+b
Descrição enviada pela equipe de projeto. 21 de Novembro, de Roterdã - OMA hoje marca a conclusão do De Rotterdam, uma torre de laje de uso misto, com 160.000 m2, concebida como uma «cidade vertical» sobre o rio Maas.
Ellen van Loon: "Eficiência tem sido um parâmetro de projeto central desde o primeiro dia. As forças de mercado extremas em jogo durante todo o curso do projeto, longe de ser uma restrição de design, têm, de fato, reforçado a nossa concepção original. O resultado é uma construção densa e vibrante para a cidade. "
Com a conclusão do edifício, uma massa crítica foi estabelecida no Kop van Zuid, tornando real a visão de longa data de um segundo centro de cidade, ao sul do rio Maas. O prédio tem o nome de um dos navios originais da Holland America Line, que a partir de 1873 até o final de 1970, transportou milhares de emigrantes europeus com destino a Nova York a partir do Pier Wilhelmina, ao lado da qual o De Rotterdam está situado.
As três torres empilhadas e interconectadas do De Rotterdam ascendem 44 andares a uma altura de 150 metros e abrangem uma largura de mais de 100 metros. No entanto, o edifício é excepcionalmente compacto, com uma mistura de programas organizados em blocos distintos, mas que se sobrepõem de espaço comercial de escritórios, apartamentos residenciais, hotéis e instalações para conferências, restaurantes e cafés. Empregados de escritório, moradores e hóspedes do hotel são reunidos em instalações para conferências, prática esportiva e restaurante. A base compartilhada do edifício é a localização dos lobbies/halls de entrada para cada uma das torres, criando um hub público para pedestres por meio de um ambiente comum.
Rem Koolhaas: "Apesar de sua escala e solidez aparente, os blocos deslocados do edifício criam uma aparência em constante mutação, diferente a partir de cada parte da cidade. O fato de que este prédio está erguido atualmente, representa uma pequena vitória da persistência para a cidade, para o desenvolvedor, para o contratante e para os arquitetos".
As diversas fases de concepção e construção foram supervisionadas pelos sócios-responsáveis Rem Koolhaas, Ellen van Loon e Reinier de Graaf, e pelo associado-responsável Kees van Casteren. De Rotterdam é desenvolvido pelo MAB Development e OVG Real Estate.
Mais informações