Villa Di Gioia / Pedone Working

Villa Di Gioia / Pedone Working - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Pedone Working; Pedone Working
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  872
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Camplone
© Sergio Camplone

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa unifamiliar está localizado em Bisceglie, um dos mais idílicos e charmosos resorts à beira-mar na região sul italiana de Apulia. Esta zona costeira tem inúmeros domicílios residenciais e turísticos e servido por todos os serviços públicos, mesmo que seja fora da área urbana de Bari, a cidade grande mais próxima.

© Sergio Camplone

Esta casa, situada no meio de uma paisagem típica do Mediterrâneo, foi concebida como um espaço aberto, em harmonia com a natureza circundante. Destaca-se de sua configuração, mas também é integrado nela; a paisagem circundante, o litoral, o céu e a luz tornam-se parte dela. Em uma mão materiais e cores são os tradicionalmente utilizados na arquitetura de Apulia, por outra mão, o design inovador, despojado de todas as decorações, segue um padrão estritamente linear que presta homenagem ao legado racionalista.

© Sergio Camplone

No piso térreo, o projeto da casa tem um volume articulado que vai para cima e cria uma torre com vista para o pátio central. A forma de L do andar superior é mais compacta e intimista, apropriada como área de dormir. A frente da casa tem uma estrutura de cobertura metálica agarrado a uma "caixa de vidro" de abrigando a sala de estar. As cores desta área são refletidas em uma grande piscina localizada abaixo.

© Sergio Camplone

O pátio central é o centro de todo o projeto. Aqui é a entrada para a sala de estar, concebida como um espaço aberto com paredes de vidro com vista para o jardim. A cozinha e outras salas com diferentes tamanhos também são visíveis a partir daqui, misturando-se juntos sem perder a definição. Uma escada aberta leva à área de dormir do nível superior.

© Sergio Camplone

Nosso projeto é alimento para o pensamento sobre a possibilidade de uma arquitetura para gerar interações frutíferas entre os ambientes artificialmente concebidos e os ambientes naturais. A distribuição elaborada do espaço foi altamente influenciada pelo design ecológico, com o objetivo de fazer pleno uso da energia solar e do vento predominante desta área. Esta abordagem de arquitectura é claramente visível na forma do edifício, na posição das aberturas, na busca de excelente exposição à luz do sol em todas as estações do ano, e no estudo da sombra mútua entre as estruturas das casa e da natureza circundante.

© Sergio Camplone

Esta moradia foi construída seguindo as regras da sustentabilidade e da casa passiva Mediterrânea. Foram utilizadas tecnologias de construção sustentável com consumo zero. As suas necessidades energéticas ultra baixas são todas cobertas por um sistema fotovoltáico com uma potência de 5 KW, que está totalmente integrado ao telhado. Sua pegada energética é nula, como foram adotadas todas as medidas de eficiência energética: seu sistema de calefação não cria ponte térmica; suas janelas com isolamento têm vidros triplos para baixas emissões e controle rigoroso de vedação hermética; o aquecimento é produzido por um aparelho com bomba de calor ar-para-ar, há um sistema de ventilação de recuperação de calor. Uma caldeira elétrica produz água quente com a tecnologia de bomba de calor.

Planta Baixa 2º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Di Gioia / Pedone Working" [Villa Di Gioia / Pedone Working] 26 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-155955/villa-di-gioia-slash-pedone-working> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.