-
Arquitetos: Ateliers O-S architectes ; Ateliers O-S architectes
- Área: 1001 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Cecile Septet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é caracterizado por três características especiais que guiaram nossas intenções: - suas dimensões: uma gleba estreita, com largura de 30m e 250m de comprimento, ao longo de um aterro ferroviário. - sua orientação: o lote abre-se para o sul ao Rio La Seine - Uma fenda gerada pela entrada oeste da nova zona sob o aterro
O desafio urbano foi desenvolver um projeto coerente na escala do terreno, utilizando estas restrições. A fenda torna-se um quadrado de unificação, uma forte ligação entre o ginásio e os parques infantis ao ar livre. O comprimento do lote é organizado por uma sequência de paredes de madeira.
Emergindo do aterro ferroviário como uma rocha com bordas retas, o ginásio se manifesta através do seu aspecto maciço inclinando-se sobre uma fenda iluminada que evidencia as atividades internas.
O ginásio de esportes, que queríamos que fosse visualmente homogêneo, está localizado ao longo da rua, criando uma forte ligação visual entre a cidade e o ginásio. Próximo estão organizados os vestiários, as instalações e outros espaços adicionais. Uma abertura na cobertura traz luz difusa, completando a luz vinda das amplas janelas nas fachadas.
As fachadas da rua são compostas por dois níveis: um baixo, envidraçado, que traz vida à rua na escala de pedestres, e um alto, maciço, composto por painéis metálicos perfurados que destacam o edifício com as luzes verticais.
A estrutura é feita de uma estrutura de madeira inclinada sobre um porão de concreto ao longo da ferrovia. As altas vigas de madeira laminada colada aparecem na cobertura, conferindo ritmo e profundidade. Este projeto é uma resposta simples a problemas do desenvolvimento sustentável e um contexto urbano particular.