- Área: 620 m²
- Ano: 2005
-
Fotografias:Alejo Bague
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe colocar a residência no centro do terreno, de modo que é separada em duas partes claramente diferenciadas: um jardim de acesso e outro mais privado com a piscina.
Na superposição de três volumes de geometria contundente define-se o programa da casa unifamiliar. Atravessando a praça de acesso, chega-se no hall de entrada, concebido com pé-direito duplo e que articula os espaços de circulação e comunicação vertical da residência.
O hall separa o térreo da área nobre, como a sala de jantar, estar e a biblioteca, da área de serviço. No primeiro pavimento, a área de dormitórios e sala de jogos são acessados mediante uma escada situada no hall. O dormitório principal está no segundo pavimento e no subsolo estão a garagem e os depósitos.
Propomos uma fachada de pedra com fixação oculta, sobre talas de aço inoxidável que forram todas as superfícies verticais e horizontais da volumetria. A estrutura é dobrada nos pavimentos para conseguir uma rigorosa geometria dos corpos em balanço cujos ornamentos são revestidos de pedra.
O aço inoxidável fosco angular delimita todas as arestas do edifício, percorrendo os revestimentos de pedra e gerando as mudanças em planta baixa. Em algumas ocasiões, a pedra é dividida com objetivo de facilitar a ventilação e luz indireta.