Nos anos setenta, George Lucas gravou algumas das cenas de Guerras nas Estrelas nos desertos de sal de Chott el-Gharsa e Chott el-Jérid (Tunísia). Espantosamente, 40 após as gravações, ainda se pode ver os restos do que fora o planeta Tatooine, lar de Luke Skywalker. Em 2010 Rä di Martino, videoartista italiana, explorou e fotografou as ruínas tunisianas de Guerra nas Estrelas. As imagens a seguir são parte dos registros da artista.
Mais fotografias após o intervalo
"Ruinas al revés" foi uma exposição conjunta entre o Tate Modern Gallery (Londres) e o MALI (Lima), que investigou os limites entre os monumentos históricos e as ruínas urbanas através do trabalho de um grupo de artistas peruanos e de outras nacionalidades que exploram a arqueologia, a ficção e a realidade.
Algumas obras da exposição exploravam, através de um viés quase arqueológico, as tecnologias e dispositivos que, devido a seu pouco uso, podem parecer obsoletos para as gerações que estão crescendo na era digital. Outras obras instauravam uma reflexão em torno do uso e da transformação dos espaços urbanos a partir de monumentos e ruínas contemporâneas.
Participaram: Rä di Martino (Itália), Pablo Hare (Peru), Jose Carlos Martinat (Peru), Haroon Mirza (Reino Unido), Eliana Otta (Peru) e Amalia Pica (Argentina).
A exposição ficou em cartaz entre março e junho de 2013 na Tate Modern Gallery com o nome Ruins in Reverse, como parte do Project Space, iniciativa da instituição britânica para desenvolver exposições de artistas emergentes ou recentemente estabelecidos no panorama internacional em colaboração com instituições estratégicas (museus, galerias e espaços independentes) fora do Reino Unido.
Título
"Ruinas al Revés"Sitio Web
Organizadores
Desde
07 de Agosto de 2013 11:00 AMHasta
10 de Novembro de 2013 03:00 PMLugar
Museo de Arte de LimaDirección
Park of the Exposition, Av. 28 de Julio esq Av. Garcilazo de la Vega, Lima 15046, Peru