- Ano: 2013
-
Fotografias:Daniel Malhão
-
Fabricantes: De Vorm
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da sede da Google em Madrid vem revolucionar o conceito de ambiente de trabalho na Península Ibérica.
O atelier londrino de arquitetura, Jump Studios, que abriu recentemente um atelier-satélite em Lisboa, projetou os novos escritórios da Google em Madrid usando materiais inovadores e criou um espaco sustentável e inspirador para as operações ibéricas da Google.
O atelier Jump Studios está nomeado para o Prêmio BD Architect of the Year 2013 na categoria de Arquitetura de Interiores com uma seleção de projetos incluindo a sede da Google em Espanha.
RESUMO
O projecto da Google em Madrid desenvolveu-se em dois pisos de um dos mais prestigiantes arranha-céus de Madrid: a Torre Picasso.
O conceito geral, com arcos de madeira enquanto elemento central, fazendo referência às características espaciais e materiais da arquitetura tradicional espanhola, foi aplicado de maneira a garantir um melhor aproveitamento da área disponível e obter um ambiente muito particular, ao mesmo tempo descontraído e sofisticado.
Como resultado global, surge um ambiente de trabalho com um elevado nível de funcionalidade e de flexibilidade, cumprindo as expectativas do cliente, ao proporcionar um espaço único e acolhedor mantendo um caráter local. Estas qualidades - a acessibilidade e funcionalidade do espaço, assim como a sua identidade forte e específica - fizeram com que houvesse um aumento imediato na produtividade e na satisfação de todos os que trabalham na sede do cliente em Madrid.
DETALHES DO PROJETO
No piso inferior aos dois andares ocupados pelo cliente, encontra-se a recepção, um auditório, uma cantina e uma zona multiusos com uma cozinha totalmente equipada, que fornece o catering a todo o escritório.
No piso superior encontra-se a maior parte do espaço de escritório, assim como espaços mais amplos de descanso com jogos e zonas de reuniões informais, e ainda, duches, sala de massagens e uma zona de descanso com uma rede.
O design e a localização dos espaços e elementos específicos foram desenvolvidos no sentido de responder ao estilo de trabalho da empresa, em geral, e da equipa local, em particular.
Quanto às necessidades acústicas do projeto, tanto no caso das salas de reuniões como das cabines individuais para vídeo-conferências, uma coordenação estreita entre todos os intervenientes permitiu desenvolver soluções robustas que fazem com que este seja um dos escritórios mais avançados, em termos de performance acústica, da Península Ibérica. O uso de materiais sustentáveis, aliado a um nível de padrões elevados meio-ambientais, foi distinguido com a certificação LEED Gold.
EXECUÇÃO DO PROJETO / SUSTENTABILIDADE
A remodelação completa das instalações em dois pisos, mantendo o escritório operacional, obrigou a que o projeto fosse executado em cinco fases distintas, requerendo um alto nível de coordenação entre todos os membros da equipa de design. A colaboração ativa e estreita entre as equipas de Arquitetura, Engenharia e Construção - Jump Studios, Deerns e CONSTRUCÍA - no desenvolvimento do projeto, com uma gestão sólida e uma implementação rigorosa através da Artelia Espanha, permitiram finalizar a obra com elevada qualidade, rapidamente, e com o mínimo de interferência no trabalho quotidiano da sede espanhola da empresa