-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura, Jacobsen Arquitetura
- Área: 1655 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se localiza à uma hora e meia da cidade de São Paulo, em um condomínio fechado para casas de veraneio.
A implantação feita em volumes distintos e perpendiculares visou a organização dos espaços e suas funções, acomodando o terreno e criando dois platôs, o de acesso e o de lazer.
No nível mais alto, no platô de acesso, encontra-se o a área de caseiro, garagem e serviços, num volume paralelo a rua. Camuflado por um muro de pedra, esse implantação fez com que a área íntima ficasse bem recuada da rua de acesso, dando total privacidade aos moradores.
Através do grande pátio, há o acesso a construção principal que se sobressai na paisagem.
Perpendicular a rua, essa construção está encostada no recuo lateral e abriga a área íntima. Este grande paralelepípedo tem suas faces laterais e inferior revestidas em madeira tropical de cor acinzentada. Nos quartos, varandas foram criadas a partir da subtração deste volume, orientadas para o Norte e com vista para o nível de lazer.
A partir do nível de acesso dos quartos, uma escada, em meio a um jardim e provida de iluminação zenital, dá acesso ao pavimento inferior e leva diretamente as salas, abaixo do volume de madeira.
Este espaço foi tratado de forma mais transparente possível, simulando pilotis no bloco principal, enfatizando ainda mais o volume de madeira dos quartos e integrando-se com as áreas externas do nível de lazer, onde está a piscina.
Também totalmente integrado as áreas externas em um volume perpendicular, camuflado por lajes gramadas, se organiza o restante do programa: varandas, vestiários, sauna, além da cozinha, área técnica e quarto de hóspedes.
Desta forma a implantação da casa mesmo formada por volumes distintos, destacou a casa na paisagem através de um único volume retangular, apontado para a bela vista do entorno e se integrando totalmente a ele.