- Ano: 2013
-
Fotografias:Lanik do Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Arena Pernambuco – assim como o de outros espaços desportivos projetados pela Fernandes – tem como marcas a multifuncionalidade e a sustentabilidade. Desenhada inicialmente para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, a arena erguida em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, está pronta para receber eventos de outras naturezas e contribuir com o desenvolvimento de seu entorno.
O estádio fica em um terreno com grande apelo natural, que totaliza quase 27 hectares. Tem capacidade para abrigar até 46 mil pessoas. Está situado em meio a áreas de proteção ambiental e possui localização estratégica. É integrado ainda à Cidade da Copa, um novo centro urbano que abriga áreas residenciais, comerciais, educacionais e de entretenimento, que contribuem para desenvolver e expandir a região metropolitana de Recife.
Diversos dispositivos presentes na arena ressaltam o seu viés sustentável, como por exemplo: mecanismos que favorecem um melhor aproveitamento da ventilação e iluminação naturais; sistemas de reaproveitamento de águas pluviais e de aquecimento de água através de coletores solares instalados na cobertura; implantação de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica por meio da energia solar; uso de materiais recicláveis, tal como o filme de ETFE (utilizado pela primeira vez em um projeto na América Latina), presente em todo o fechamento lateral da arena; entre outros.
Não deixe de conferir a concepção do projeto e seus desenhos já publicados anteriormente aqui.