-
Arquitetos: Pardo Tapia Arquitectos
- Área: 126790 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Luis Fernández Inglada
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício se estrutura a partir de um eixo leste-oeste e age como uma divisória entre as zonas mais externas e as mais internas. Este eixo contém duas linhas de circulação separadas por uma faixa que abriga os núcleos de elevadores (área restrita) e escadas; o núcleo mais ao norte une a área de consultas médicas e os escritórios (acesso semi público controlado), já o núcleo posterior une as áreas de assistência do bloco técnico (área restrita).
Em cada lado do eixo há "containers funcionais" perpendicularmente conectados, separados por pátios lineares. Aqueles situados a norte são adaptados aos escritórios consultórios médicos. Estes pátios alongados se repetem por toda a porção norte do edifício.
Este arranjo é interrompido na parte oeste, criando um grande vazio - Mayor Square - que se conecta com a área de estacionamentos através de uma rampa e elevadores. Esta praça é atravessada por uma galeria coberta que permite cruzar o edifício e abriga, em seu fim, o serviço de reabilitação que conta com um acesso direto a partir do exterior.
A faixa de "containers funcionais" do bloco técnico é solucionada através de um elemento de 18 x 25,20 metros. O agrupamento destes módulos gera uma composição de 66,20 metros de comprimento e 25,20 metros de largura (5 módulos) ou outra de 44,40 metros de comprimento e 25,20 metros de largura (1 módulo) para todas as áreas técnicas. Há 13 containers grandes e 4 pequenos para solucionar todo o programa do Bloco Técnico.
Estes blocos são separados por faixas não construídas (pátios) de 10,80 metros de largura que podem se conectar por passarelas em diferentes pavimentos do edifício