-
Arquitetos: Marcelo Daglio Arquitectos
- Área: 514 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Carli Angenscheidt
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fábrica de azeite O'33 precisava de novas instalações. O desafio principal foi o tempo curto para esta construção: o projeto foi dividido em duas seções as várias funções do processo de produção.
De um lado, um grande volume único contendo os setores correspondentes no processo de manufatura do óleo, recepção e lavagem de azeitonas, moinho e cubas de armazenagem do produto finalizado.
O outro lado, com volume mais baixo conectado ao longo do setor de produção, incluindo setores de embalagens, laboratórios, armazenagem e outros serviços necessários depois da produção.
As duas áreas, marcadamente diferenciadas por funções bem como pela expressão dos volumes arquitetônicos, são unidas por uma área de circulação que funciona como conexão entre elas, proporcionando unidade e dinâmica ao todo, e projetando-o em uma circulação externa de características similares.
A seleção de materiais construtivos se relaciona com o processo industrial, não só em relação a sua montagem rápida, mas sua durabilidade e resistência. Concreto pré-moldado, revestimentos de placa de aço, piso de concreto industrial.
Obras de arte nacionais estão integrados à arquitetura, uma oliveira de mais de cem anos trazida da Itália e esculpida pelo artista Paul Atchugarry, bem como obras de Enrique Broglia e, em um futuro próximo, de Ricardo Pascale.
O edifício se localiza no ponto mais alto do local, com vista para o conjunto. Todas as estradas foram construídas em lastro compactado e serão tratadas como turísticas, de modo a não alterar as plantações existentes.