-
Arquitetura: Hayakawa/Kowalczyk
- Área: 250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Juliusz Sokołowski
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa se encontra num bosque de pinheiros densos nas aforas de Varsóvia. Uma planta aberta com uma sala de estar, jantar, área de cozinha e o nível independente com dormitórios para quatro membros da família foram requeridos pelo cliente no pedido inicial.
Situado no meio do bosque, prévio a qualquer desenvolvimento atual nas proximidades, foi desenhada a "recuperação" de uma pedra que ali foi jogada e ficou intacta. O volume facetado da casa, próximo ao caminho do acesso principal e inferior para o jardim é o resultado de um grande estúdio entre o programa requerido e o volume.
As janelas são de diferentes tamanhos e parecem ser colocadas ao acaso. Cada uma delas é a elaboração de uma visão diferente das árvores circundantes. Um salão com orientação sul se abre por completo graças aos grandes envidraçamentos, portas de correr permitem o acesso ao exterior e um descanso no terraço coberto de madeira. Cada dormitório foi desenhado para se adaptar a uma grande variedade de qualidades espaciais pela forma facetada da casa.
Os materiais adotados são modestos e se complementam com o volume cuidadosamente estudado do edifício. Tijolos cinzas foram escolhidos como o revestimento primário para criar um caráter monolítico com uma cobertura revestida com aço titânico zincado para completar o processo de consolidação.