Em SURdico a experimentação é um recurso para novas pesquisas. Trabalha-se intensamente até surpreender-se com a magia de algo que esperava-se encontrar, algo que intuíamos ou, melhor ainda, algo que não esperávamos. Nosso trabalho foca em iluminar a identidade do sul. Não a entendemos, no entanto, como algo meramente folclórico, repetido infinitamente sem sentido. SURdico é este lugar e este tempo presente, projetado na América Latina, através de um caleidoscópio cosmopolita.
Súrdica é a Mesa Solar. Alp Group, desenvolvedor de energias renováveis, nos solicitou criar uma mesa solar para localizar na rua central do Design Center Metropolitana (CMD), na Cidade de Buenos Aires.
Este objeto experimental apresentado em 18 de outubro de 2013 no Festival Internacional de Design de Buenos Aires, fornece energia elétrica através de painéis solares e um sistema autônomo, onde o usuário pode conectar seu notebook ou seu carregador de baterias.
As premissas técnicas juntaram-se à necessidade de ser um objeto móvel -por encontrar-se dentro de um espaço multiuso- e a riqueza de CMD, com sua carga histórica, sua estrutura industrial e os novos barcos (contentores programáticos) ancorados em seu interior.
Madeira, ferro, vidro e "bicicletas" são materiais que se fazem presentes no ecossistema do antigo mercado. Aproveitando o vidro do painel solar, o tampo da mesa é uma superfície homogênea composta por vidros que, além de receber os raios do sol, refletem o espaço interior do edifício.
Para resolver a mobilidade, encontramos a resposta nas bicicletas estacionadas dentro do CMD. Dos quatro apoios da mesa, dois são rodas de bicicleta aro 28, sem câmaras ou revestimentos, para evitar a manutenção, substituição, e como detalhe de acabamento, uma borracha semi-dura foi inserida.
Em nossos trabalhos e experimentações investigamos a ligação do ferro e da madeira não como um revestimento de um sobre o outro, mas como incrustações. A estrutura de suporte da mesa é feita de perfis de ferro soldados. Os dois apoios fixos da mesa são uma combinação de chapas de ferro inseridas num poste de madeira, montados com varas roscadas e roscas continuando o sistema de união das rodas.