- Área: 807 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Gareth Gardner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Squire and Partners designou a sua comissão o projeto de uma casa particular como um edifício artesanal, sensível ao seu contexto da Área de Conservação de Mayfair, mas com uma presença contemporânea única. Situado em uma junção de ruas e pontos de vista, e sendo fisicamente ligado a uma parede georgiana listada no final de Chesterfield Mews faceando a Curzon Street, o edifício responde a uma variedade de contextos e pontos de vista.
O projeto envolveu a conservação de uma fachada existente proveniente do século XVIII faceando a Waverton Street, e o projeto de um edifício novo composto por três volumes conectados para criar uma casa única no centro de Mayfair. A instalação conta com cinco dormitórios, uma piscina, academia, cinema, pavilhão na cobertura e dois terraços separados.
A construção envolvia o encaixe da fachada mantida entre duas armações de aço, as quais foram suspensas enquanto se dava a construção do pavimento térreo. Este piso, em seguida, tornou-se uma plataforma a partir da qual eram escavados os dois pavimentos no subsolo e a construção da estrutura de concreto no nível acima, possibilitando estas ações simultaneamente, e acelerando a exposição as intempéries e o monitoramento do programa (fast-tracking).
As porções leste e oeste do edifício tem acabamento em estuque devido a intenção de combiná-la com a fachada conservada da Waverton Street, com janelas de batentes de bronze de altura total e proporções tradicionais georgianas. A discreta fachada de tijolos de Cotswold Buff tem janelas com batente em carvalho.
A parte central do edifício está situada contra a parede listada restaurada em Chesterfield Gardens para dotar os espaços centrais de insolação natural adequada, e apresenta uma fachada divertida com linguagem de folhas. A fachada deste elemento tem inspiração de um prédio em frente na Curzon Street, imitando hera americana estabelecida através de uma interpretação contemporânea de folhas expressas como telhas metálicas.
No centro do edifício em forma de 'c' internamente, um grande espaço de pé direito duplo dá vista para o poço de luz que apresenta uma parede viva plantada com uma variedade de plantas nativas. Os espaços sociais estão localizados fora do volume de pé direito duplo, com a academia, cinema e piscina situados nos dois pisos de subsolo. Os quartos estão organizados em dois níveis superiores, acima dos quais fica o impressionante pavilhão de cobertura revestido de folhas.