-
Arquitetos: Diego Bortolato
- Área: 350 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Daniela Bortolato
-
Fabricantes: Damiani Holz & KO
O projeto para uma nova residência desenvolvida no nordeste da Itália segue o princípio da bioarquitetura.
O desenvolvimento da nova e privada residência é baseado na justaposição de dois corpos fundamentais, a casa principal e um anexo de serviço, unidos por uma mesma cobertura, orientada e desenhada para maximizar o ganho solar durante o inverno e para proteger e reduzir o mesmo durante o verão. Um terceiro edifício, a garagem, é separado de seus predecessores.
A ideia e a necessidade era unificar o contexto local, de acordo com o preciso pedido do cliente, que buscava um diálogo do novo edifício com os edifícios rurais da zona de intervenção.
O desenvolvimento de uma grande cobertura e garagem com pé-direito duplo utiliza este input para criar um aparato funcional segundo os atributos de eficiência ecológica que queríamos atingir, é um edifício com estrutura de madeira pré-fabricada, caracterizada pelo uso de materiais naturais e sustentáveis.
A tecnologia escolhida foi a estrutura de madeira com painéis de paredes de madeira composta, isolamento natural com fibra de madeira, fibra de cânhamo natural, etc.
Os acabamentos exteriores são a base de gesso natural, as janelas de madeira com sistemas de termo-painel, pisos de concreto enseirados no térreo e zonas ao ar livre e no pavimentos superiores pisos de madeira de carvalho lubrificados.
O novo edifício alcança a meta de chegar à classe energética A, está equipado com calefação e refrigeração pelo piso radiante, sistemas de controle de umidade do ar e sistemas de ventilação mecânica.
A estrutura se apoia sobre uma base de concreto armado sem afetar o subsolo.
Os desenhos arquitetônico, de interiores e paisagismo foram desenvolvidos pelo mesmo escritório.