-
Arquitetos: LP Architektur; LP Architektur
- Área: 13168 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:wortmeyer photography
-
Fabricantes: RODECA GMBH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num moderado procedimento com o cliente, funcionários de planificação urbana, o Comitê Assessor de Arquitetura de Salzburgo, os quatro estúdios de arquitetura com sede na cidade desenvolveram outro cenário de expansão, com aproximadamente 13000 m² de área para salas de exposições, estúdios, escritórios e espaços de armazenamento. O conceito de agrupação criado por LP architektur prevaleceu sobre as estratégias arquitetônicas de Hobby a., CS- architektur e Strobl Architekten. Logo o projeto foi elaborado em conjunto sobre a base deste master plan.
A clara expressão urbana em Söllheimerstraße é evidenciado sobre o edifício existente e sua escala, transformando o familiar princípio de "ruas e casas" numa terceira dimensão. O conjunto urbano conecta duas elevações esclarecidas pela paisagem, empilhando-se até um volume de cinco pavimento na esquina nordeste do terreno. Numa base compartilhada de concreto se organizam seis cubos, que estão conectados através das aberturas de comunicação: As unidades podem ser acedidas por rampas, ruas, escadas e praças, multiplicando assim as superfícies dos pavimentos do térreo, tão desejado pelos inquilinos.
O caráter industrial austero deveria ser refletido nos novos edifícios. No entanto, o projeto - perfeitamente orientado - teve suas dificuldades com o tratamento "natural" de concreto.
Aberturas seletivas nos comércios acentuam os espaços interiores. Durante a noite, as salas mais altas e o envidraçamento de policarbonato translúcido dão ao conjunto um encanto especial.