- Área: 330 m²
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto fica na região de “Las Casuarinas” na cidade de Lima, Peru, em um lote de 1.080 m². A proposta é desenvolver uma residência de dois andares com acesso pelo pavimento superior. O acesso para o primeiro pavimento se dá através de uma ponte que sai do estacionamento.
O primeiro pavimento é distribuído da seguinte forma: uma sala de estar com uma escada secundária que a conecta a sala de estar do subsolo, um dormitório principal com 2 closets, 1 banheiro com terraço e mais duas suítes.
É possível acessar o piso superior através da escada principal de pé direito duplo que parte do primeiro pavimento, que também abriga outra sala de estar, banheiro para hóspedes, sala de jantar e cozinha. A área destinada a empregados é separada do resto da casa e possui uma entrada independente junto da lavanderia e do banheiro de empregados.
O jardim fica no piso superior e é envolto por uma jardineira de pedra de dois níveis, que funciona como uma espécie de contraforte em torno do perímetro do lote; isso acontece por conta do volume de escavação. Além disso, o lote é rodeado por arbustos de 3 metros.
A casa funciona como um receptáculo moderno, assim como a primeira geração de projetos de Le Corbusier, onde foram utilizados materiais naturais como pedra, mármore e madeira. O piso superior funciona como uma caixa de vidro, de lá é possível obter uma visão privilegiada da paisagem e a iluminação exterior pode ser regulada de acordo com a situação desejada.
O primeiro andar foi pensado como um pavimento enterrado com teto mais alto, dessa forma a sensação interior torna-se tão positiva quanto a do andar superior. A ideia principal era criar uma proposta diferente com códigos de reconhecimento difíceis, assim a casa poderia envelhecer junto dos proprietários. O projeto possui diferentes tipos de referência, alcançando assim um ecletismo moderno ao mesmo tempo em que tenta pertencer a um futuro alternativo.