- Área: 950 m²
-
Fotografias:Gustavo Sosa Pinilla
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício multifamiliar, localizado em um contexto urbano descaracterizado, num lote típico mas pouco profundo. Como acontecem nesses casos, as condições de tecido urbano supõem um limitado universo de organizações, propondo um edifício de altura inferior à permitida mas com quatros apartamentos, um por pavimento. Assim, é possível ocupar o total da área permitida, compactos mas amplos, com a intenção de aproveitar de melhor forma o espaço e a luz.
Assim, cada unidade pode aproveitar toda a frente e a orientação solar nordeste para que a área de estar, jantar e cozinha fiquem em sua melhor extensão. Isto da lugar ao desenvolvimento projetual da varanda, uma área que sempre oscila entre o espaço urbano e o espaço privado. Sua definição e limites - em uma direção trabalha com a extensão do interior, e por outra a inclusão do exterior - e a configuração de um contorno sólido desde o outro sentido, dão lugar ao desenvolvimento da fachada com um plano que se dobra e desdobra até os limites da construção.
Esta planta é construída por uma malha metálica em que são predominantes as linhas horizontais das barras, dispostas a cada 30mm, e que por sua configuração podem produzir uma planta continua e opaca ao ser notada desde a diagonal ascendente do ponto de vista do usuário, a quase invisibilidade se a visão for horizontal e provir do interior da moradia. Assim, como a fachada que se desprende desde a linha oficial, o plano das carpintarias fazem um movimento similar e contrário desde o ponto da bifurcação, deixando exposta a coluna circular externa e ampliando a profundidade da varanda.
A fachada posterior é composta por uma repetição de caixilhos com o propósito de reunir a horizontalidade e homogeneidade das janelas dos dormitórios. No interior de cada unidade, um tubo de luz aberto desde o terraço até o estacionamento permite a entrada de luz para a zona intermediária de uma planta que trata com a mesma importância a claridade planimétrica e a experiência do espaço.