-
Arquitetos: Ami Shinar – Amir Mann
- Área: 8500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Dana Polo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito básico por trás do Edifício Z Design, localizado junto ao Museu de Design de Holon (por Ron Arad), é a expressão do "agregado" residencial - o apartamento - quase como uma unidade independente. Esta articulação é obtida simplesmente por cada segundo andar (contendo quatro apartamentos) girando em torno do núcleo de construção em relação aos dois andares inferiores ou superiores. Assim, também cada segundo apartamento ganha uma grande terraço de 30 metros quadrados como um elemento integrante do edifício.
A rica composição volumétrica de todo o edifício foi conseguida como um subproduto de uma simples mudança. Assim também uma outra característica foi alcançada: não existe mais fachadas "principais" e "laterais"; cada lado do edifício é igualmente importante.
Este projeto talvez seja uma renovação do antigo, já experimentado, de ideias bastante esquecidas, como o Safdie's Habitat em Montreal (1967), o Nakagin Capsule Tower de Kisho Kurokawa, em Tóquio (1972) e o menos conhecidos Patio Building, em Beer-Sheva, Israel, por Lufenfeld-Gamerman (1965). No entanto a maioria dessas experiências pioneiras, de alguma forma, desapareceram.
O Z Design, com sua geometria "giratória" reproduz esse antigo e novo vocabulário, enquanto simplesmente e economicamente construído com um esqueleto de concreto convencional, com paredes pré-fabricadas.
Os acabamentos exteriores são muito básicos. Consistem principalmente de pedras brancas cortadas, integradas nas parede pré-moldadas. Os terraços são cobertos com granito cinza enquanto as pequenas áreas entre as janelas e bordas de varandas são revestidas em alumínio. Podemos dizer que a beleza do edifício encontra-se em sua lógica de formação volumétrica, quase independentemente de quaisquer materiais de acabamento caros.