-
Arquitetos: Raimundo Anguita ; Raimundo Anguita
- Área: 545 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Oliver Llaneza
-
Fabricantes: Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se localiza fora dos limites da cidade de Santiago, em um terreno de 3000 m². Faz divisa com um campo de golfe com um grande domínio dos arredores e colinas que limitam “Chicureo Valley”.
Os proprietários, um jovem casal com uma grande família, pediram uma casa com um programa convencional em dois pavimentos, onde a vida familiar e o encontro seriam prioridades.
A planta da casa é estruturada em "U", ganhando terreno e formando um pátio que constitui um espaço intermediário entre interior e exterior. Isto une e ilumina todos os espaços dentro da casa. Um lugar que permite buscar o entorno enquanto mantem a privacidade.
O programa se organiza em dois pavimentos: o segundo é pensado em concreto aparente e praticamente apoiado em vidro. Este volume, hermético a partir do exterior mas com domínio das vistas a partir do interior, abriga o maior número de recintos privados da casa como dormitórios, banheiros e áreas comuns. O pavimento térreo, muito aberto e transparente, abriga as áreas mais públicas (hall de entrada, sala de estar, sala de jantar e cozinha). Sala de estar e terraço acabam definindo o pátio central em um volume de um pavimento voltado para o jardim.
O concreto simboliza solidez e textura, e protege e faz contraste com o vidro, frágil e transparente.
Dessa forma uma casa bem simples surge onde uma diversidade de espaços internos e externos são gerados, unidos pelo pátio central e através do qual as áreas mais públicas fazem contato com o entorno, enquanto as mais privadas se protegem dele sem perder seu domínio.