- Ano: 2008
-
Fotografias:Luigi Filetici
Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca municipal chamada Elsa Morante é o resultado da restauração do antigo Oratório de San Michele e uma ampliação do mesmo. A chave para interpretar o projeto reside na dialética entre a estrutura existente e o novo edifício, o que guiou todas as decisões do projeto. A relação entre as duas presenças colocou em oposição massa com leveza, opacidade com refração. Este contraste destaca os rasgos distintivos dos dois volumes. O histórico edifício foi restaurado, com suas estruturas existentes respeitadas, através da exploração sensível de suas características originais.
O volume da extensão é levantado paralelamente à fachada do oratório: trata-se de um bloco estreito e alongado, uma espécie de casca de luz em metal branco perfurado com sua secção reduzida para a parte superior. Entre um edifício e outro há dois elementos adicionais de conexão: no térreo, uma pequena caixa completamente coberta por vidro proporciona o acesso à biblioteca durante o dia, enquanto que pela noite se transforma numa lanterna que ilumina sugestivamente os espaços vazios entre os dois edifícios; e no primeiro pavimento há uma caixa suspensa revestida de madeira que contém um túnel que une o bloco de serviço à sala com treliças, marcado pela oposição da fusão entre o novo e o velho.
A biblioteca aparece internamente como um espaço aberto cheio de estantes de madeira concebidas como grupos de diferentes alturas; no pavimento superior a sala de treliças é um espaço flexível de uso múltiplo previsto para a celebração de conferências e exposições. O volume da extensão articula as salas de serviços, os espaços técnicos e vínculos verticais com o nível superior. Quando os espaços internos se contraem, uma passarela em declive continua como uma sala pequena iluminada por uma janela de esquina: neste ponto a arquitetura se desmaterializa e os limites entre interior e exterior desaparecem.