- Área: 1200 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Sebastián Crespo
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Valle de Cumbayá, em um terreno de 1200 m2 recebemos o encargo do projeto de uma casa para uma família de 4 pessoas. Um dos requisitos do cliente era o de conservar uma construção existente de aproximadamente 80 m2 e incorpora-la como parte do programa da nova casa a ser edificada.
O ponto de partida do projeto começa no entendimento e análise da implantação da casa no terreno:
1 - Um primeiro volume que conterá o programa social da casa e que por sua vez sirva como eixo para marcar o ingresso para a mesma.
2- Um segundo volume na planta do segundo pavimento que se assenta perpendicularmente sobre este, direcionando desta maneira, as vistas para o Valle e para um praque próximo.
3- E por último, um terceiro volume que corresponde à construção existente e que serve como um segundo ponto de apoio do volume do segundo piso. contém um espaço multi uso de sala de estar e um escritório/estúdio que tem independência do resto dos espaços da casa.
A composição de volumes além de obter a zonificação de um programa claro e definido, otimiza as áreas de jardim e gera circulações e espaços externos intermediários (praça, varanda, horta) que se caracterizam por ter uma espacialidade rica e diversa.
Os dois pontos de apoio em planta baixa que suportam o volume na planta do segundo piso geram uma espécie de ponte que forma a varanda e conecta os espaços internos e externos. A claridade volumétrica foi enfatizada além de tudo, madiante o uso e contraste de duas cores e texturas.